1. Início
  2. /
  3. Forbes Life
  4. /
  5. Forbes Motors
  6. /
  7. BYD Lança Atto 2 para Entrar na Disputa Pelo SUV Mais Vendido do Brasil
Forbes Motors

BYD Lança Atto 2 para Entrar na Disputa Pelo SUV Mais Vendido do Brasil

Os primeiros carros Atto 2 chegam importados, mas a marca diz que o modelo será montado no Brasil

5 min

A BYD escolheu a véspera da abertura da Copa do Mundo de 2026, marcada para quinta-feira, 11, para apresentar um novo movimento em sua estratégia no Brasil. A marca lançou o Atto 2 DM-i Flex, um SUV compacto híbrido flex que passa a ocupar um papel central em sua ofensiva comercial no país – um modelo tratado internamente como o “camisa 10” da linha local.

O lançamento acontece em um momento em que a montadora tenta repetir, em outra faixa do mercado, o desempenho que já alcançou com o Dolphin Mini, hoje o carro de varejo mais vendido do Brasil. Agora, a aposta se desloca para um segmento mais acima, justamente onde está o T-Cross, da Volkswagen, líder entre os SUVs no acumulado do ano até maio, com 36.295 emplacamentos, segundo dados da Fenabrave.

A BYD também vincula o lançamento do Atto 2 a uma nova etapa de sua operação industrial no país. Os primeiros carros Atto 2 chegam importados, mas a marca diz que o modelo será montado no Brasil nos próximos meses, ainda com a data específica em aberto.

Segundo Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil e head de marketing e comercial, a a fábrica de Camaçari, na Bahia, vai passar a incorporar em breve processos de soldagem, pintura e estamparia, o que faz com que praticamente toda a montagem do veículo fique concentrada no Brasil. A operação local já montou 70 mil carros. Neste momento, são montados por lá o Dolphin Mini (100% elétrico), o King (híbrido plug-in) e o Song Pro (híbrido plug-in).

“Nossos times de engenharia no Brasil e na China trabalharam juntos para unir a nossa liderança global em eletrificação à vocação brasileira para os biocombustíveis. Apresentar o BYD Atto 2 agora reforça o Brasil como um polo estratégico para o futuro da nossa mobilidade. Queremos entregar a melhor experiência da tecnologia DM-i no segmento que mais cresce no país”, afirma Baldy.

O novo SUV adota uma configuração visual próxima à do Yuan Pro, seu equivalente totalmente elétrico, e chega em duas versões, GS e GL. A proposta combina a tecnologia DM-i com motor flex, em uma tentativa de unir eletrificação com a possibilidade de uso de gasolina ou etanol.

Aspectos técnicos do Atto 2 DM-i Flex

O conjunto mecânico marca a estreia da tecnologia DualMode 5.0 da BYD aplicada a um sistema flex. A tração fica a cargo do motor elétrico na maior parte do tempo, com apoio de um motor a combustão 1.5 litro de alta eficiência. Esse propulsor entrega 72 kW de potência de pico e 124 Nm de torque, atuando principalmente como gerador e assumindo tração direta em situações de carga mais alta.

Segundo a BYD, o sistema entrega 300 Nm de torque combinado nas duas versões. A GL oferece 177 cv de potência combinada e acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Já a GS chega a 197 cv e cumpre a mesma prova em 8,4 segundos.

A bateria Blade tem 18,03 kWh na versão GS, com carregamento AC de 6,6 kWh, e 7,85 kWh na GL. No modo totalmente elétrico, a autonomia informada é de até 110 km na GS e 45 km na GL. Com etanol, o alcance combinado chega a 770 km no ciclo NEDC. Com gasolina, a marca informa até 1.045 km na versão GS e 1.000 km na GL, também no padrão NEDC. A empresa não divulga, por enquanto, os números de autonomia medidos pelo Inmetro.

Espaço, tecnologia e preço

O Atto 2 mede 4,33 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,67 metro de altura, com 2,62 metros de entre-eixos. O porta-malas tem 455 litros. As rodas são de 17 polegadas, com pneus 215/60.

No interior, a versão GS usa couro ecológico, enquanto a GL traz tecido premium. O painel de instrumentos digital é de 8,8 polegadas. A central multimídia DiLink tem tela de 12,8 polegadas na GS e de 10,1 polegadas na GL, com Apple CarPlay, Android Auto, comando de voz e câmera 360º.

A versão mais alta também inclui Google Automotive Services, com Google Maps e Google Assistant integrados ao carro, além de ajuste elétrico para o banco do motorista. O modelo ainda oferece carregador de smartphone por indução de 50W com ventilação, tecnologia VTOL e abertura do veículo por NFC ou Bluetooth.

Em segurança, o pacote de série inclui seis airbags, controles de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico e sensores dianteiros e traseiros. A GS acrescenta ADAS 2, com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e alertas de colisão.

A garantia informada pela montadora é de seis anos ou 200 mil km para o veículo e de oito anos ou 200 mil km para a bateria Blade. Os preços partem de R$ 149.990 na versão GL, em venda direta (para CNPJ, taxistas e PCD, por exemplo), e chegam a R$ 169.990 na GS. As reservas começam já nesta quarta-feira (10), em toda a rede da marca no Brasil, e as primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre deste ano.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.