Ibovespa fecha em leve queda com Petrobras e NY

Amanda-Perobelli-REUTERS
Amanda-Perobelli-REUTERS

O Ibovespa caiu 0,13%, a 77.772,20 pontos

O Ibovespa fechou em leve queda hoje (13), após sessão sem tendência definida, com ações da Petrobras entre as maiores pressões de baixa, enquanto a nova máxima do dólar a R$ 5,90 amparou papéis de exportadoras.

O viés negativo em Wall Street pesou nas operações brasileiras, na esteira de perspectivas sombrias do Federal Reserve para a economia norte-americana, assim como a manutenção de ruídos no cenário político doméstico.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,13%, a 77.772,20 pontos, após oscilar da mínima de 77.151,98 pontos à máxima de 78.911,28 pontos.

O volume financeiro na bolsa nesta quarta-feira alcançou R$ 25,1 bilhões, em sessão também marcada pelo vencimento de contratos de opções sobre o Ibovespa.

“O cenário permanece incerto: recomendamos uma abordagem cautelosa”, afirmou a equipe de estratégia do Itaú BBA comandada por Marcos Assumpção”, conforme relatório a clientes.

Para os estrategistas, o Brasil está atravessando crises de saúde, fiscal e política simultâneas, que estão destruindo os pilares que outrora eles defenderam como base do mercado altista – crescimento acelerado, juros baixos e reformas.

“Na nossa visão, o maior risco é a deterioração fiscal, que pode afetar negativamente taxas de juros de longo prazo, elevando o custo do capital, o que pode levar a uma reversão nos fluxos da renda fixa para as ações.”

O Ministério da Economia cortou nesta quarta-feira sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 e agora estima contração de 4,7%, na maior queda da série histórica que tem início em 1900.

Em Wall Street, o S&P 500 fechou em baixa de 1,7%, após o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, alertar sobre uma maior fraqueza econômica devido à pandemia de coronavírus, mas sem mencionar novo apoio do banco central. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).