Investidores encerram a semana com positividade

Ricardo Moraes/Reuters
Ricardo Moraes/Reuters

As bolsas asiáticas e europeias prosseguiram com o bom humor e fecham a semana no campo positivo

As bolsas asiáticas e europeias prosseguiram com o bom humor e fecham a semana no campo positivo. Além do processo de reaberturas, a perspectiva de estímulos fiscais e monetários impulsionou a busca por mais ativos de risco pelo mundo.

Teremos os dados de payroll, relatório do mercado de trabalho norte-americano, na manhã de hoje (5). Em parte, ele foi parcialmente absorvido com os dados de empregos privados divulgados mais cedo na semana. Mas vale o alerta, pois informações mais preocupantes que o esperado podem reverter o sinal positivo dos mercados.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Outro ponto que vale ficar atento nessa divulgação são os ganhos médios salariais. Nos últimos anos, mesmo em pleno emprego os Estados Unidos não conseguiam ver esse indicador subindo. Algo que desafiava os livros de macroeconomia. Observar se o efeito contrário ainda é valido será bem interessante, e pode trazer informações relevantes para o futuro da política monetária do país.

Um último ponto no exterior, após impasses com o Iraque, a Opep+, coalizão formada por 23 produtores de petróleo, se reunirá, virtualmente, amanhã (6), para decidir sobre a prorrogação de cortes na sua oferta.

Esse é um exemplo típico do bom humor dos investidores no momento. Os rumores iniciais eram de um acordo até setembro, o pacto preliminar prevê que a Opep+ estenderá a atual redução recorde de 9,7 milhões de barris por dia (bpd) até o fim de julho. Então mesmo com um prazo menor, o mercado celebra o evento. Algo que não ocorreria dois meses atrás.

No Brasil, o destaque fica com a sinalização do governo de estender o pagamento do auxílio emergencial a trabalhadores informais por mais dois meses, com um valor de R$ 300 mensais. Ocorrerá um debate grande em torno desse valor, a oposição e o grupo ligado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, entendem que o ideal é manter o valor atual.

Será um bom teste para o governo verificar o real apoio dessa nova base formada com o Centrão.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).