Mercado volta a ver Selic a 3% em 2021, mostra Focus

RafaPress/Getty Images
RafaPress/Getty Images

O Focus mostrou ainda que a estimativa de contração do PIB este ano passou agora a 5,46%

A expectativa para a taxa básica de juros em 2021 voltou a ser de 3,0% após breve redução, mostrou a pesquisa Focus realizada pelo Banco Central, enquanto a estimativa de contração da economia brasileira foi atenuada pela oitava semana seguida.

O levantamento semanal divulgado hoje (24) mostrou que os especialistas voltaram a calcular a Selic a 3,0% no ano que vem, depois de reduzir a projeção na semana anterior a 2,75%. Para este ano a perspectiva continua sendo de que ela termine no atual nível de 2,0%.

LEIA MAIS: Confiança do consumidor no Brasil sobe em agosto, mas ritmo de recuperação desacelera, diz FGV

O Top-5, grupo dos que mais acertam as previsões, continua vendo a Selic a 1,88% em 2020 e a 2,0% em 2021, na mediana das projeções.

O Focus mostrou ainda que a estimativa de contração do Produto Interno Bruto (PIB) este ano passou agora a 5,46%, contra queda vista antes de 5,52%. O crescimento esperado para 2021 segue em 3,50%.

A alta prevista para o IPCA sofreu novo ajuste para cima, com a inflação agora calculada em 1,71% este ano de 1,67% antes, mas permanecendo em 3,0% em 2021.

O centro da meta oficial de 2020 é de 4% e, de 2021, de 3,75%, ambos com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).