Ibovespa tenta recuperação e abre em alta, acompanhando ganhos em Wall Street

O Ibovespa tenta se recuperar dos prejuízos na semana e abre a sessão desta quarta-feira (30) com ganhos, avançando 0,98% aos 94.498 pontos. As preocupações com as formas de financiamento do Renda Cidadã e os impactos sobre as contas públicas contaminaram o desempenho do índice nos últimos pregões. O Governo Federal já discute um recuo no uso de precatórios e recursos do Fundeb no programa social.

O dólar sobe contra o real nos primeiros negócios do dia, ganhando 0,25% e negociado e a R$ 5,65 na venda.

Nesta manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados sobre mercado de trabalho no segundo semestre deste ano, apontando 13,1 milhão de pessoas desocupadas no país no período e 5,8 milhões de brasileiros em situação de desalento (pessoas que não buscaram por emprego no período, mas estavam disponíveis e gostariam de trabalhar).

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Nos EUA, o mercado digere o agressivo debate presidencial realizado na noite de ontem entre Donald Trump e Joe Biden, que reforçou os riscos políticos e acirrou a disputa pela Casa Branca. As eleições estão marcadas para o dia 3 de novembro.

No encontro – marcado por gritos, ofensas pessoais e acusações entre os candidatos -, o democrata Biden afirmou que revogaria o corte de impostos promovido pela administração Trump, que em 2018 reduziu de 35% para 21% a carga tributária das empresas no país. O presidente Trump, por sua vez, voltou a levantar a possibilidade de fraudes nas eleições e evitou pedir aos supremacistas brancos – e também seus apoiadores – para que não promovam agitações civis enquanto a apuração do resultado não é concluída.

Na abertura da sessão, o S&P 500 ganhava 0,52%, o Dow Jones avançava 0,69% e o Nasdaq Composite crescia 0,37%.

Os investidores precificam ainda o recuo de 31,4% no PIB dos EUA no segundo trimestre deste ano, informação divulgada também nesta manhã. Por outro lado, em setembro, o mercado de trabalho norte-americano criou 749 mil vagas no setor privado em setembro, superando as expectativas iniciais do mercado.

As bolsas europeias acompanham o sentimento altista do dia. Às 10h35, o FTSE 100 subia 0,33% e o Stoxx 600 0,34%. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]es.com.br).