Relatório Focus: mercado vê inflação em 2,05% para 2020

Joa Souza/GettyImages
Joa Souza/GettyImages

As projeções para o desempenho do PIB também foram revistas para 5,04% de retração

As expectativas do mercado para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2020 aumentaram para 2,05%, ante 1,99% previstos na última semana, de acordo com Relatório Focus do Banco Central divulgado na manhã de hoje (28). Para 2021, os economistas consultados prevêem uma inflação a 3,01%.

As projeções para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) também foram revistas. Na semana passada, a retração prevista era de 5,05%, para 5,04% atuais. Já para 2021 a expectativa do mercado segue inalterada, com crescimento do PIB em 3,5%.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Os especialistas também mantiveram estáveis as projeções para o dólar: em R$ 5,25 para 2020 e em R$ 5,00 para o próximo ano. Já para a Selic, o mercado estima a taxa em 2,50% em 2021, mantendo para este ano as projeções de 2%.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).