Ibovespa reverte tendência e fecha no azul com ganhos da Petrobras

Reprodução/Forbes

Após passar o dia no lado negativo da tabela, o Ibovespa reverteu a tendência e encerrou a sessão desta quinta-feira no azul, subindo 0,93% aos 95.478 pontos, apoiado pela valorização dos papéis da Petrobras. Nesta tarde, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a venda de subsidiárias da estatal sem a necessidade de aval do Congresso. Durante a sessão, as ações da Petrobras (ON e PN) ganharam mais de 1%.

O dólar alcançou novas máximas nesta quinta-feira, negociado a R$ 5,65 no fechamento, com valorização de 0,68%. A divisa é impactada pela cautela dos investidores frente a relação dívida x PIB em quase 100% e por preocupações com o financiamento das despesas públicas em longo prazo.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Ainda sobre o cenário fiscal, o Governo já sinaliza voltar atrás na proposta de financiamento do Renda Cidadã. O vice-presidente Hamilton Mourão, afirmou hoje que a criação do programa depende de corte de recursos em outras áreas ou de alguma medida fora do teto de gastos, descartando o uso de precatórios para bancar o substituto do Bolsa Família.

As preocupações domésticas – que estressam a curva de juros e afastam os investidores da Bolsa – são acompanhadas de incertezas no exterior. Nos EUA, o mercado acompanha as negociações entre democratas e a Casa Branca para aprovação de um novo pacote de estímulo à economia. Sem apoio fiscal definido, as companhias aéreas do país já ameaçam demitir milhares de trabalhadores nas próximas semanas.

Apesar dos desafios econômicos, os indicadores norte-americanos abriram o trimestre em alta. O Dow Jones encerrou com ganhos de 0,13%, o S&P 500 avançou 0,53% e o Nasdaq Composite avançou 1,42% no dia.

As bolsas europeias acompanharam o sentimento positivo do mercado e encerram no azul, com apenas o DAX, índice da Alemanha, registrando pequenas perdas no dia, um recuo de 0,23%. O FTSE 100 subiu 0,23%, o CAC 40 valorizou 0,43%, o Stoxx 600 ganhou 0,20% e o FTSE MIB teve alta de 0,24%.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).