Taxas para empréstimos e cheque especial seguem inalteradas em outubro, aponta Procon

Nora Carol Photography/GettyImages
Nora Carol Photography/GettyImages

A taxa média do empréstimo pessoal e a do cheque especial se mantiveram iguais a setembro

Pesquisa de taxa de juros realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, constatou que, em outubro, a taxa média do empréstimo pessoal e a do cheque especial se mantiveram iguais a setembro. Para o empréstimo pessoal a taxa média foi de 6,08% a.m., mantendo os valores do mês anterior. A taxa média do cheque especial foi de 7,91% a.m., igual ao mês anterior.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

O levantamento, realizado em 5 de outubro, envolveu os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Nenhuma das instituições incluídas no levantamento alterou as taxas de empréstimo pessoal e de cheque especial.

No âmbito regulatório, o Banco Central do Brasil limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% a.m., por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, que entrou em vigor em em 06 de janeiro de 2020.

Segundo comunicado à imprensa, o Procon-SP segue recomendado que o consumidor deve entender a sua realidade financeira para planejar orçamento familiar a fim de verificar a real necessidade da contratação de empréstimos. Caso seja necessária, deve-se avaliar as várias modalidades de crédito, levando em conta a possibilidade de contratar no menor prazo, aproveitando melhores taxas de juros.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).