Ibovespa sobe com exterior e risco fiscal impulsiona o dólar

O Ibovespa abre o dia (27) em alta de 0,37% aos 110.631 pontos nos primeiros negócios do dia, acompanhando o movimento positivo no exterior e caminhando para fechar o novembro com valorização acima de 17%. O pregão de hoje na B3, no entanto, deve ainda ter liquidez reduzida, já que em Wall Street a sessão terá horário reduzido em função do feriado prolongado, com os mercados norte-americanos fechando às 15h, horário de Brasília.

No radar dos agentes domésticos está o alinhamento entre o presidente Jair Bolsonaro e a equipe econômica: o governo enfrenta dificuldades na articulação política com o Congresso para votação de temas importantes para a saúde das contas públicas, como a PEC Emergencial. A expectativa é de que avanços aconteçam após o segundo turno das eleições municipais, marcadas para este fim de semana. As incertezas sobre o futuro fiscal do país impulsionam o dólar contra o real no dia, que opera em alta de 0,42%, negociado a R$ 5,35 na venda.

Nos indicadores, os destaques são os 14,1 milhões de desempregados no Brasil ao final do terceiro trimestre, com a taxa de desemprego batendo o recorde de 14,6% no fim de setembro, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgados nesta manhã.

Já o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir 3,28% em novembro puxado pelos preços das commodities no atacado, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador acumula alta de 21,97% em 2020. O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

No exterior, o mercado segue o tom altista, de olho nas vacinas e nas expectativas de um robusto apoio econômico com Joe Biden na Casa Branca. No curto prazo, no entanto, a situação ainda é delicada. Apenas ontem, os EUA registraram o recorde de 90 mil pessoas hospitalizadas em função da covid-19, número que pode se ampliar com as celebrações do Dia de Ação de Graças.

O Dow Jones futuro operava em alta de 0,23% nesta manhã, acompanhando evolução positiva de 0,27% no S&P 500. Na Europa, o DAX subia 0,21% e o CAC 40 tinha ganhos de 0,53% no mesmo horário.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).