Acordo de investimentos UE-China deve ser alcançado nesta semana

As negociações sobre o acordo começaram em 2014, mas ficaram paralisadas por anos.

Redação
Compartilhe esta publicação:
REUTERS/Jason Lee
REUTERS/Jason Lee

As negociações sobre o acordo começaram em 2014, mas ficaram paralisadas por anos

Acessibilidade


A China e a União Europeia (UE) devem fechar um acordo de investimento nesta semana que dará às empresas do bloco um acesso muito melhor ao mercado chinês e proteção para seus ativos no país asiático, disse uma autoridade sênior da UE hoje (28).

As negociações sobre o acordo começaram em 2014, mas ficaram paralisadas por anos, já que a UE se queixava de que a China não cumpria promessas de retirar restrições aos investimentos do bloco, apesar da promessa de abertura da segunda maior economia do mundo.

Mas as tensões nas relações comerciais entre os Estados Unidos e a China podem ter ajudado a mudar a posição chinesa e no alcance de um acordo entre Pequim e Bruxelas, disse a autoridade.

“O acordo já pode ser fechado nesta semana”, disse ela, acrescentando que o pacto, que poderia ser fechado durante uma videoconferência na quarta-feira, será traduzido para textos legais ao longo de vários meses.

“Conseguiremos um acesso muito melhor ao mercado e a proteção de nossos investimentos na China. Um melhor acesso ao mercado é algo por que trabalhamos há muitos anos e os chineses deram um grande passo em nossa direção”, disse o funcionário. (Com Reuters)

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: