Cinco dicas para fazer o 13° render mais

Educadora financeira lista dicas para investir o dinheiro da melhor forma.

Artur Nicoceli
Compartilhe esta publicação:
Ketchana Jedsenarak/EyeEm/GettyImages
Ketchana Jedsenarak/EyeEm/GettyImages

Educadora financeira indica o caminho para que o dinheiro renda

Acessibilidade


A crise econômica aberta pela pandemia transformou a relação dos brasileiros com o dinheiro, seja em função da escassez em um momento de desemprego, ou pela consciência de que os recursos devem ser gastos – e investidos – com maior prudência frente às incertezas do futuro.

Com 14 milhões de pessoas ainda desempregadas no país, encontrar caminhos para fazer o 13° salário render mais é uma das preocupações de milhares de brasileiros neste ano. A especialista em educação financeira e psicanalista, Márcia Tolotti, alerta ainda que “quem teve o contrato suspenso ou a jornada reduzida terá o valor do décimo terceiro reduzido”.

Confira algumas pequenas dicas e orientações elaboradas pela especialista que podem não apenas ajudar a esticar a renda extra de dezembro, mas trazer hábitos financeiros mais saudáveis para o seu orçamento durante o ano de 2021.

1 – Gaste com o que quiser

Separe 20% do seu décimo terceiro para gastar onde achar que deve. Os supérfluos fazem parte do nosso cotidiano e está tudo bem, acredita Márcia. No entanto, ela recomenda que não se gaste todo o dinheiro em compras.

2 – Pague contas atrasadas

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Se durante o ano ficou alguma dívida, está tudo bem, segundo a educadora financeira, utilize até 40% do seu 13º para pagá-las, mas a Márcia comenta que é importante lembrar que no ano que vem existem contas que só aparecem em janeiro, como o IPVA e o IPTU.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações


3 – Guarde para o início do ano

As dívidas do ano anterior devem ser pagas no final dele, pois no começo do ano aparecem outras, diz Márcia. Dessa forma, ela recomenda que deixe reservado 15% do décimo terceiro para quitar as contas em dia e não ficar endividado.

4 – Presentes de natal

Para Márcia, essa é a dica mais importante para quem está com dívidas porque se alguém estiver endividado, não compre presentes de natal. Agora, se estiver com as contas em dia e quiser comprar algo para a família e os amigos, utilize somente 15% do seu décimo terceiro.

5 – Comece uma poupança

Por fim, a psicanalista acredita que o brasileiro não foi educado para abrir uma poupança, mas essa é uma recomendação que todos deveriam seguir. Ela sugere que seja investido 10% do dinheiro para que ele renda uma quantia maior com o tempo.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: