Prévia do Ibovespa tem quatro novos papéis na carteira

Paulo Whitaker/Reuters
Paulo Whitaker/Reuters

Com a entrada de 4 novos ativos, Ibovespa contará com 81 empresas

A B3 anunciou hoje (1º) a prévia do Índice Bovespa que entrará em vigor no dia 4 de janeiro. As ações da Copel (CPLE6), Eneva (ENEV3), JHSF (JHSF3) e Unidas (LCAM3) entrarão para o grupo de ativos.

Com a alteração, o índice de referência do mercado acionário brasileiro passará a ter 81 empresas, já que nenhum papel foi excluído. Na carteira atualmente em vigor ( 08 de setembro até 30 de dezembro de 2020), a Vale ON teve o maior peso, com 10,460%, seguida pelo Itaú Unibanco PN, com 6,379% e pela Petrobras PN ,com 5,623%. Segundo a prévia da B3 para a próxima composição, os três ativos continuarão tendo o maior peso na composição do Ibovespa.

A Bolsa divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices. As outras duas preliminares da carteira que irá vigorar entre 4 de janeiro e 30 de abril de 2021 serão conhecidas neste mês, no pregão seguinte ao dia 15 e na penúltima sessão deste mês

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Bolsa anuncia a ISE B3 no valor de R$ 1,8 trilhão

Ao mesmo tempo, no dia 04 de janeiro, entrará em vigor a 16ª carteira do índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) que reúne 46 ações de 39 companhias que, juntas, representam 38%, ou R$ 1,8 trilhão, do valor de mercado das empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil, com base no fechamento do último dia 25.

As empresas participantes são detentoras das 200 ações mais líquidas na B3. Em comparação à 2019, por exemplo, o número de participantes subiu 69%. Desde 2005, quando foi criado o ISE B3, a carteira apresentou a performance de 294,73% contra 245,06% do Ibovespa, tendo maior volatilidade de 25,62%.

Contudo, o CISE, Conselho Deliberativo do ISE B3, não atuará mais na governança da carteira, pois a mudança tem o objetivo de tornar o Índice ainda mais ligado às necessidades do mercado. A partir do ano que vem, quem atuará na função será a Câmara Consultiva ESG, composta por membros do mercado e da B3. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).