Ibovespa sobe e Nasdaq futuro despenca com eleições para o Senado nos EUA

O Ibovespa abre o dia em leve alta, subindo 0,24% aos 119.662 mil pontos com a eleição na Geórgia para o Senado nos EUA no radar dos investidores em todo o mundo. Os democratas já conquistaram uma das duas vagas em disputa e estão à frente na apuração pela segunda cadeira.

A possibilidade de um Congresso sob controle dos democratas derruba os futuros do Nasdaq nesta manhã, que às 10h21, horário de Brasília, recuavam 1,39%. O índice tem forte representação das empresas de tecnologia que enxergam no predomínio dos democratas regulações mais duras para o setor. Uma “onda azul”, por outro lado, facilitaria a aprovação de novos estímulos para a recuperação da economia norte-americana.

Também na esteira das eleições nos EUA, o dólar opera em alta contra o real nesta manhã, negociado a R$ 5,30 na venda e ganhando de 0,76% no mesmo horário. O Banco Central fará neste pregão leilão de swap tradicional para rolagem de até 16 mil contratos com vencimento em maio e setembro de 2021.

No cenário doméstico, o mercado monitora ainda uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, compromisso que não constava da agenda divulgada na véspera pela Presidência da República. A reunião acontece um dia depois do presidente Jair Bolsonaro afirmar a apoiadores que “o Brasil está quebrado” e conta com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, que interrompeu as férias para participar do encontro.

O comentário teve forte repercussão no mercado na tarde de ontem. “Que tal substituir ‘não fazer nada’ por apoiar clara e abertamente as reformas tributária, administrativa, as privatizações, além de apoiar claramente a equipe econômica e suas pautas, sem jogo duplo?”, sugeriu Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset Management.

Agentes financeiros também aguardam a ata da reunião do Federal Reserve de dezembro, que pode jogar luz sobre planos de compra de títulos e visão do banco central dos EUA sobre as vacinas. O documento será divulgado às 16h (horário de Brasília). (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).