Preços ao produtor na China caem 0,4% em dezembro

VCG/GettyImages
VCG/GettyImages

Na comparação mensal, o índice subiu no ritmo mais forte em quatro anos.

O índice de preços ao produtor na China recuou 0,4% em dezembro na comparação com o ano anterior, disse a Agência Nacional de Estatísticas em comunicado hoje (11). O país registrou queda mais lenta desde fevereiro de 2020, e sugere que setor industrial está em rápida recuperação.

A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda de 0,8%, depois de deflação de 1,5% em novembro. Na comparação mensal, o índice subiu no ritmo mais forte em quatro anos.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Por sua vez, os preços ao consumidor voltaram a subir em dezembro em relação a 2019, sustentados pela recuperação dos preços dos alimentos, após caírem em novembro pela primeira vez em mais de uma década.

O índice de preços ao consumidor subiu 0,2% na base anual, contra expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,1%. No ano de 2020, o índice teve alta de 2,5%. Em novembro o índice havia caído 0,5%, na primeira queda desde 2009.

O ritmo de recuperação levou analistas a acreditarem que o banco central pode começar a retirar a política monetária frouxa, mas o presidente do Banco do Povo da China, Yi Gang, disse na sexta-feira (8) que a China vai priorizar a estabilidade da política monetária neste ano. (com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).