Conheça as ações e fundos mais investidos em 2020, segundo a Smart Brain

Thana Prasongsin/GettyImages
Thana Prasongsin/GettyImages

Ações da Vale foram as preferidas dos investidores, e tiveram rentabilidade de 70% no último ano

As ações da Vale (VALE3) foram as preferidas dos investidores ao longo do último, revelou o Big Data Smartbrain, estudo elaborado anualmente pela fintech Smartbrain. Nos fundos, o levantamento apontou entre os favoritos o Indie FIC FIA, fundo de ações da gestora Indie Capital e o Gap Absoluto FIC FIM, multimercado da Gap Asset.
Na renda fixa, os destaques do último ano foram o Trend Pós-Fixado FI RF Simples, da XP Asset Management, e o BTG Pactual Corporate Office Fund, fundo imobiliário gerido pelo BTG Pactual.

Coordenador do levantamento, CEO e cofundador da Smartbrain, Henrique Garcia, explica que “a metodologia analisa quantas vezes o ativo saiu nos rankings mensais que divulgamos, como também seu posicionamento em cada um dos meses”. Contudo, como a maioria dos investidores analisados são atendidos por assessores de investimentos (agentes, consultores e gestores de patrimônio), o levantamento acaba refletindo também o que foi mais recomendado por esses profissionais no período.

As aplicações campeãs do ano foram definidas a partir da posição média que cada ativo teve nos rankings mensais, ponderada pela quantidade de meses em que apareceram nas listas dos mais aplicados. O cálculo da Smartbrain, baseado em uma plataforma de consolidação de investimentos, processa diariamente mais de 210 mil extratos de investimentos, somando mais de R$ 120 bilhões de patrimônio.

Big Data Smartbrain – Os Campeões de 2020:

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Fonte: Big Data Smartbrain

Fonte: Big Data Smartbrain

Fonte: Big Data Smartbrain

Fonte: Big Data Smartbrain

Fonte: Big Data Smartbrain/obs.: São FIIs negociados na B3.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).