Febraban recomenda uso de canais digitais, mas bancos não anteciparão feriados

REUTERS/BrunoDomingos
REUTERS/BrunoDomingos

A entidade informou que os bancos não podem alterar datas de vencimento de contas por iniciativa própria

A Febraban recomendou ontem (22) que os bancos priorizem o uso de canais digitais para atendimento ao público nos locais onde houver antecipação de feriados, mas não haverá mudança de calendário bancário.

Em comunicado, a entidade afirmou que haverá “em caráter excepcional, atendimento presencial e contingenciado, mediante triagem, controle e adoção de rígidos protocolos sanitários, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos”.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

Contudo, as datas de vencimento de contas, boletos e tributos serão mantidas. “Os bancos, por iniciativa própria, não podem alterar essas datas, pois observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central”, afirmou a Febraban.

O posicionamento vem após a prefeitura de São Paulo decidir antecipar cinco feriados municipais em uma tentativa de reduzir a circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia no Brasil e, com isso, frear a disseminação do coronavírus, informou o governo paulistano na quinta-feira (18).

Na última sexta-feira (19), a B3 havia anunciado a manutenção regular das operações de mercado financeiro. A prefeitura de São Paulo antecipou dois feriados municipais que a cidade tem ainda neste ano e outros três previstos para 2021 para os dias 26, 29, 30 e 31 e março e para o dia 1 de abril. (com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).