Ibovespa opera em alta com balanços corporativos e otimismo no exterior

O Ibovespa opera em alta nos primeiros negócios desta sexta (5), subindo 0,39% aos 113.126 pontos e caminhando para fechar a primeira semana em um mês com saldo positivo. O índice brasileiro é impulsionado hoje por robustos balanços corporativos do quarto trimestre de 2020 e pela diminuição das incertezas fiscais com a aprovação da PEC Emergencial ontem no Senado.

O texto segue agora para a Câmara dos Deputados, onde deve ser votada na próxima quarta (10), também em dois turnos. Além do auxílio emergencial no limite de R$ 44 bilhões fora das regras fiscais em 2021, a PEC estabelece os chamados gatilhos fiscais (acionados quando a despesa obrigatória ultrapassar 95% da despesa primária total) e prevê a possibilidade de utilização do superávit financeiro dos fundos para pagamento de dívida, mesmo sem a decretação de estado de calamidade, além de determinar a redução de benefícios tributários de maneira gradual.

No exterior, os índices futuros operam com volatilidade em Wall Street à espera da divulgação nesta manhã do Relatório de Emprego nos EUA, que irá fornecer dados não apenas sobre o mercado de trabalho norte-americano, mas também sobre o ritmo da recuperação econômica do país.

O dólar era negociado em alta de 0,72% contra o real nesta manhã, negociado a R$ 5,70 na venda e caminhando para um forte ganho semanal, depois que comentários da véspera do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, elevaram a demanda global pela moeda norte-americana.

Em evento digital realizado ontem, Powell admitiu que a reabertura da economia pode gerar pressão inflacionária, mas descartou mudanças ou intervenções na política monetária norte-americana para conter o avanço nos rendimentos dos títulos públicos. O rendimento dos treasuries com vencimento em 10 anos operava na faixa de 1,56% nesta manhã.

Nos indicadores, a produção industrial brasileira registrou alta de 0,4% em janeiro, a nova elevação consecutiva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do crescimento contínuo, os dados apresentam desaceleração. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).