EXCLUSIVO: Reino Unido patrocina primeiro comitê científico no Brasil voltado a títulos verdes

Andriy Onufriyenko/GettyImages
Andriy Onufriyenko/GettyImages

Comitê contará com pesquisadores, especialistas e players em finanças sustentáveis do mercado brasileiro

A WayCarbon, consultoria brasileira especializada em soluções para economia de baixo carbono, anunciou uma parceria com o Reino Unido para realizar o primeiro Comitê Científico de Pesquisa e Inovação em Finanças Verdes no Brasil. O projeto buscará fomentar a inovação científica e oferecerá novas metodologias para analisar ativos ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

O Comitê é composto pela coordenadora do programa de pesquisa de finanças sustentáveis da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Annelise Vendramini, pelo professor e cientista da mudança do clima Carlos Nobre, pela especialista em gênero e desenvolvimento social Marisa Cesar, pela especialista em finanças sustentáveis Viviane Torinelli, pela presidente do comitê de ESG da OSSIAM, Clarisse Simonek, e pelo CEO da WayCarbon, Felipe Bittencourt.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

O Reino Unido investiu na iniciativa pelo Green Finance Programme do UK-Brazil Prosperity Programme, um fundo global que irá destinar cerca de £110 milhões até 2023 em projetos brasileiros que tenham como foco ações transformadoras, reformas e pilotos em áreas de finanças verdes, comércio, energia, saúde, educação, acesso digital e cidades do futuro.

Segundo a WayCarbon, o Brasil é um player chave para as emissões de títulos de dívida voltados a recursos naturais. Os títulos verdes somam mais de R$ 10 bilhões e as emissões brasileiras em mercados internacionais estão em torno de US$ 5 bilhões.

Vendramini explica que há mais de 2,5 milhões de índices financeiros ativos hoje e os que mais crescem estão atrelados às questões ESG. Dessa forma, Bittencourt acredita que “tão importante quanto avançar na temática de títulos verdes, é necessário desenvolver uma plataforma que organize as atividades e chame a atenção do mundo para o que o Brasil está fazendo.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).