Petrobras inicia licitação para compra de 9ª plataforma em Búzios

REUTERS/PauloWhitaker
REUTERS/PauloWhitaker

A plataforma tem capacidade para processar diariamente 225 mil barris de óleo e 12 milhões de m³ de gás

A Petrobras iniciou o processo de licitação para aquisição de um novo FPSO (unidade que produz, armazena e transfere petróleo e gás, na sigla em inglês) para o campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, afirmou a companhia hoje (3).

Batizada de P-80, a plataforma será a nona unidade a operar no campo, com capacidade para processar diariamente 225 mil barris de óleo e 12 milhões de m³ de gás, cuja perspectiva de operação é 2026.
Segundo a empresa, assim como o FPSO Almirante Tamandaré, em fase de construção, a P-80 será a maior unidade de produção de petróleo a operar no Brasil e uma das maiores do mundo.

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

“A unidade contratada na modalidade EPC (Engenharia, Suprimento e Construção) é resultado da estratégia da Petrobras de desenvolver novos projetos de plataformas próprias, incorporando lições aprendidas nos FPSOs no pré-sal, incluindo aspectos de contratação e construção”, disse a empresa.

O modelo prevê a participação, por meio de pré-qualificação pública, de empresas nacionais e internacionais. O campo de Búzios, descoberto em 2010, é o maior campo de petróleo em águas profundas do mundo.

A Petrobras estima que o campo deve chegar ao fim da década com produção diária acima de 2 milhões de barris de óleo equivalente, tornando-se o ativo da empresa com maior produção.

Atualmente, há quatro unidades em operação em Búzios, que respondem por mais de 20% da produção total da Petrobras. A quinta e sexta plataforma (FPSOs Almirante Barroso e Almirante Tamandaré) estão em construção a sétima e a oitava unidades (FPSOs P-78 e P-79) estão em processo de contratação. (com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).