Bilionário Lee Man Tat, "rei do molho de ostra" de Hong Kong, morre aos 91 anos

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Lee foi classificado pela Forbes como o sexto homem mais rico do território em fevereiro de 2021

O bilionário Lee Man Tat, conhecido como “Rei do molho de ostra” e presidente da fabricante de condimentos Lee Kum Kee, morreu na segunda-feira (26), aos 91 anos. Um comunicado de sua empresa, sediada em Hong Kong, o descreveu como “um líder inspirador com uma visão única e voltada para o futuro”.

“Ele constantemente trazia novos insights e estímulos para o grupo, e fez da Lee Kum Kee uma marca mundialmente conhecida de molhos e condimentos”, afirmou a companhia. “Lee estava empenhado em promover a cultura culinária chinesa, e sua visão de saúde e diversidade transformou o grupo em uma empresa sustentável.”

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Com um patrimônio líquido de US$ 17,4 bilhões, o bilionário do molho de ostra foi classificado como o sexto homem mais rico de Hong Kong na lista da Forbes das pessoas mais ricas de Hong Kong de 2021, publicada em fevereiro.

Fundada por seu avô Lee Kum Sheung em 1888, a empresa é conhecida por vender mais de 200 molhos e condimentos, incluindo seu exclusivo molho de ostra, para mais de cem países. Em agosto de 2017, a família expandiu o negócio para a Europa com a aquisição de um arranha-céu em Londres por US$ 1,7 bilhão, conhecido como Walkie-Talkie.

Lee Man Tat ingressou na Lee Kum Kee há mais de sessenta anos para ajudar seu pai e se tornou presidente da empresa em 1972. Nos últimos anos, ele se afastou do comando da companhia e atuava como consultor – um de seus filhos, Charlie, assumiu o dia a dia das operações.

Um outro filho, Sammy, dirige a LKK Health Products, a unidade do grupo voltada para ervas chinesas que enfrentou dificuldades para manter as portas abertas em 1999.

A chefe do governo local de Hong Kong, Carrie Lam, expressou profunda tristeza pelo falecimento de Lee. Ele foi condecorado com um importante prêmio do território, o Silver Bauhinia Star, em 2018.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).