1. Início
  2. /
  3. Forbes Money
  4. /
  5. Reforma tributária ou vai sair bem feita ou não vai sair, diz Guedes
Forbes Money

Reforma tributária ou vai sair bem feita ou não vai sair, diz Guedes

"Não vai ter esse negócio de aumentar imposto, isso é conversa, não vai ter isso não", afirmou o ministro da economia

3 min
Adriano Machado/Reuters
Adriano Machado/ReutersO ministro da Economia Paulo Guedes comentou sobre reforma tributária em webinário organizado pela FGV

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (9) que a reforma tributária ou será bem feita ou não sai ao afirmar que é “conversa” a discussão sobre um eventual aumento de imposto com a proposta, embora tenha reafirmado a sua intenção de introduzir a taxação de dividendos.

“Reforma tributária nunca sai do jeito que a gente quer… ou vai sair bem feita ou não vai sair. Não vai ter esse negócio de aumentar imposto, isso é conversa, não vai ter isso não”, disse Guedes em webinar organizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

LEIA TAMBÉM: Wall Street fecha em alta com recordes no S&P 500 e nas ações da Apple

Em sua fala, o ministro voltou a defender o Imposto de Renda sobre dividendos. Ele ressalvou que seria muito bonito, por elegância teórica, fazer a tributação antes e deixar a estrutura financeira neutra, mas reconheceu que socialmente é muito difícil de explicar.

Atualmente, não há tributação sobre dividendos e o texto enviado recentemente pelo governo prevê uma taxação em 20%.

“O imposto sobre dividendos está entre 20% e 40% no mundo inteiro, e no Brasil é zero”, disse ele, no encontro.

“A empresa é uma abstração, teoricamente o imposto poderia ser zero sobre a empresa. Mas, na verdade, a renda sobre os mais ricos –não interessa se ela vem de salário, de aluguéis, de bônus milionários ou de dividendos– ela deveria cair no progressivo e ponto final”, destacou ele.

O ministro disse que até há tecnologia para se fazer “tudo direito”, mas avaliou que no mundo real “tudo é mais difícil”, citando lobby e pressões.

Em meio a críticas sobre a proposta de reforma tributária do governo, Guedes defendeu nesta semana o texto em comissões da Câmara dos Deputados e também em um almoço com importantes empresários brasileiros em São Paulo.

Aos empresários, o ministro assegurou ontem (8) que eventuais distorções da reforma tributária –encaminhada recentemente pelo governo ao Congresso Nacional– serão corrigidas, segundo uma fonte relatou à Reuters. Ele manteve, entretanto a disposição de taxar dividendos, conforme a fonte.

EXTRAORDINÁRIO

No webinar, Guedes disse que o ex-presidente Roberto Castello Branco fez um trabalho “extraordinário” no comando da Petrobras.

“Castello fez um trabalho extraordinário à frente da Petrobras, não tenho nenhuma observação”, destacou.

VEJA TAMBÉM: BNDES contrata assessoria para estruturar privatização da Eletrobras

Indicado por Guedes para comandar a petrolífera desde o início do governo Bolsonaro, Castello Branco deixou a estatal no início do ano em meio a críticas do presidente em relação aos sucessivos aumentos de preços dos combustíveis no país pela companhia, a despeito de eles serem diretamente influenciados pela cotação internacional do barril de petróleo e pelo câmbio.

Bolsonaro colocou no lugar dele o general Joaquim Luna e Silva, que comandava Itaipu. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.