Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Alpargatas vê EUA e China como prioritários para expansão global

Alpargatas vê EUA e China como prioritários para expansão global

No segundo trimestre, a receita líquida da companhia saltou 61% na China, ano a ano, e nos EUA cresceu 48%

Redação
13/09/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

No segundo trimestre, a receita líquida da companhia saltou 61% na China, ano a ano, e nos EUA cresceu 48%

A Alpargatas considera os Estados Unidos e a China como países preferenciais na sua estratégia de expansão global, cujo sucesso muitos gestores e analistas consideram um componente chave para a dona da marca Havaianas e Osklen.

“Os dois países que são prioritários e temos potencial muito grande nos Estados Unidos e China”, afirmou à Reuters o presidente-executivo da companhia, Beto Funari.

Números do segundo trimestre ajudam a explicar o foco nessas regiões. No período, a receita líquida de Havaianas na China saltou 61% ano a ano e nos EUA cresceu 48%, em moeda constante, com margens brutas de 81% e 76%, respectivamente.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Na China, onde a atuação da empresa é mais recente e as vendas são 100% digitais, a companhia está trabalhando para ampliar a presença da marca em plataformas de comércio eletrônico, mas também estuda abrir lojas físicas.

“Estamos começando a olhar seletivamente pontos de vendas físicos para dar uma experiência total da marca”, afirmou.

Ao mesmo tempo, nos EUA, onde já atua há alguns anos, a empresa reforçou foco nas vendas online após uma reestruturação nas lojas de varejo, com o fechamento de 15 de 22 unidades.

A Alpargatas também tem presença na Europa e outros países na América Latina, África, Oriente Médio e região Ásia Pacífico.

Funari frisou a expansão no que a empresa considera “países do futuro”, como Filipinas, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Malásia, Japão, Coreia do Sul. “A Ásia, se olhar no longo prazo, vai ser um grande mercado para a gente”, afirmou.

Diversificação

Além da expansão global, a Alpargatas busca diversificar seu portfólio, incluindo com outros formatos de calçados, como tênis casuais, para manter o ritmo dos últimos trimestres.

Funari também vê oportunidades regionais no Brasil, com espaço para aumentar sua presença de São Paulo para o Sul do país, assim como ampliar o público, crescendo na segmento masculino, e expandir a presença em lojas de departamento, calçadistas especializados e no D2C (direto ao consumidor, na sigla em inglês).

A aceleração dos canais online, com todas as lojas oferecendo serviços omnichannel, faz parte dessa estratégia.

As ações da companhia, que acabaram de entrar no Ibovespa, índice da bolsa brasileira, acumulam alta de mais de 30% em 2021, refletindo os bons números recentes da empresa.

Aquisições não estão descartadas, segundo Funari, conforme a empresa também busca se transformar no médio e longo prazos em uma ‘power house’ de marcas icônicas de calçados e ‘life style’.

“Esse é um mercado extremamente fragmentado. Há marcas emergentes e consolidadas muito interessantes que a gente seria um dono ideal”, disse, ressalvando que, “por enquanto”, o grande crescimento da companhia tem perfil orgânico.

Nesse contexto, ele ressaltou que a Osklen é uma marca que faz parte da estratégia de ‘power house’, por ser pioneira em sustentabilidade, com design de produto e um “valor incrível”, entre outros elementos.

No segundo trimestre, a receita líquida com a marca Havaianas no Brasil cresceu 72%, para 520 milhões de reais, enquanto as vendas da Osklen somaram 54 milhões de reais, um salto de 234% frente ao mesmo período de 2020.

O executivo também afirmou que a empresa está investindo na expansão da capacidade do parque industrial destinando recursos também para automação, ganho de eficiência e novas tecnologias.

“Acredito que no futuro teremos também a possibilidade de fornecimento, de fabricação fora do Brasil ou em terceiros também dentro do país”, afirmou, citando como exemplo a Ásia. (com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • aquisições
  • china
  • crescimento
  • diversificação
  • EUA
  • Expansão global
  • FORBES
  • ForbesMoney
  • Havaianas
  • MA
  • Osklen
  • receita líquida
  • Reuters

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • geração z
    Carreira

    Microturnos: A Nova Tendência da Geração Z para Equilibrar Vida e Trabalho

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

Últimas Notícias

  • Conhaque de Luxo da NBA Chega Ao Brasil

  • especulação

    Especulação sobre Pacote de Dados Eleva Dólar; Ibovespa Fecha em Alta

  • INSS

    Fraude no INSS: Como Saber se Você Foi Vítima e o Que Fazer

  • May Lim/Getty Images

    China Concede Isenção de Visto a Brasil e Outros Países Sul-americanos

  • Colheita de cana-de-açúcar

    OIA Aumenta Previsão de Déficit Global de Açúcar em 2024/25

  • Projeto Que Limita Acesso À Cidadania É Aprovado no Senado Italiano

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.