Ibovespa recua após sessão de vencimento de opções e dados fracos da China

Maior valorização do dia foi da PetroRio (PRIO3), cujos papéis se beneficiaram do aumento do preço do petróleo e avançaram 7,44%.

Diana Lott
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


O Ibovespa fechou em queda de 0,96%, a 115.062 pontos, após sessão marcada pelo vencimento de opções. O índice foi pressionado pelos dados decepcionantes da recuperação econômica da China e pelo cenário fiscal, que preocupa investidores especialmente por causa do impasse em torno do pagamento dos precatórios em 2022.

“Dados de venda no varejo e produção industrial da China divulgados pela manhã mostraram mais uma vez a desaceleração do crescimento na região, o que tende a diminuir a demanda de commodities para os próximos períodos e impactando a perspectiva dos preços”, afirma Pietra Guerra, analista da Clear Corretora.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

A queda do preço do minério de ferro na China afetou as ações das siderúrgicas brasileiras. Os contratos futuros mais negociados na Bolsa de Dalian, para entrega em janeiro, chegaram a cair 4,3%. As ações de Vale (VALE3), Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4) caíram 2,32%, 1,08% e 0,8%, respectivamente.

A maior valorização do dia foi da PetroRio (PRIO3), cujos papéis se beneficiaram do aumento do preço do petróleo e avançaram 7,44%. As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) também registraram alta, de 0,90% e 1,28%, respectivamente.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Em segundo lugar entre as maiores altas, ficaram as ações da Bradespar (BRAP4), um dos principais acionistas da Vale. Os papéis subiram 5,23% nesta quarta-feira, após a holding propor a distribuição de R$ 5,26 bilhões em ações da mineradora aos seus acionistas, reduzindo seu capital.

Nos Estados Unidos, os índices fecharam em alta, com o avanço dos preços do petróleo impulsionando os papéis das companhias de energia. O mercado norte-americano também reagiu a uma série de dados econômicos positivos que sugerem que a recuperação econômica continua robusta.

O Dow Jones cresceu 0,68%, a 34.814 pontos; e o Nasdaq subiu 0,82%, a 15.161 pontos. Dez dos onze setores do S&P 500 registraram aumento, levando o índice a avançar 0,85%, a 4.480. A exceção foi o de serviços de utilidades públicas, que fechou em leve baixa, de 0,15%.

O dólar encerrou o dia em queda de 0,41%, a R$ 5,2360 na venda, com o mercado embarcando em vendas na parte da tarde na esteira do fortalecimento do apetite por risco no exterior.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: