Ibovespa fecha em alta de 0,72%, com mercado ainda de olho na PEC dos Precatórios

Enquanto isso, o STF (Supremo Tribunal Federal) coloca em votação a liminar da ministra Rosa Weber.

Isabella Velleda
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


O Ibovespa fechou hoje (9) em leve alta de 0,72%, a 105.535 pontos, com a PEC dos Precatórios ainda no radar. A votação em segundo turno do texto-base ocorre nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, e define se o projeto segue ao Senado. Como a margem de votos para a aprovação em primeiro turno foi pequena, o mercado permanece apreensivo sobre o sucesso desta vez.

Enquanto isso, o STF (Supremo Tribunal Federal) coloca em votação a liminar da ministra Rosa Weber, que suspendeu a execução orçamentária das emendas de relator, instrumento que ficou conhecido como “orçamento secreto” e questionado como forma de negociação envolvendo a PEC. Até agora, já foram 6 votos a 0 para manter a liminar, mas a votação segue até as 23h59 desta terça-feira.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Na B3 hoje, entre os destaques positivos do Ibovespa ficaram as ações do Magazine Luiza (MGLU3), da Americanas (AMER3), e da Via (VIIA3), que fecharam em altas de 10,06%, 7,65% e 6,80%, respectivamente. A sessão foi de recuperação para empresas de ecommerce como um todo, que figuram entre os piores desempenhos do índice em 2021.

“Se o cenário político-macroeconômico não colabora, o micro trouxe a fundamentação para algumas das principais altas do dia”, diz Alexsandro Nishimura, head de conteúdo e sócio da BRA. “A temporada de balanços ajudou a fazer preço, com números considerados positivos induzindo alguns players do mercado a referendar recomendações. Foi o caso do Banco do Brasil, que apresentou lucro líquido de R$ 5,1 bilhões no terceiro trimestre, 48% acima de igual período de 2020.”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Em Wall Street, os índices encerraram a terça-feira no vermelho. O Dow Jones recuou 0,31%, a 36.319 pontos, o S&P 500 registrou queda de 0,35%, a 4.685 pontos, e o Nasdaq caiu 0,60%, a 15.886 pontos.

Os dados de preços ao produtor nos Estados Unidos, divulgados hoje pelo Departamento de Trabalho, indicaram que a inflação alta, que se tornou uma preocupação maior para os investidores do que a crise da Covid-19, pode persistir por um tempo em meio a problemas na cadeia de abastecimento. O índice de preços ao produtor subiu 0,6% em outubro, seguindo alta de 0,5% em setembro.

Cinco dos 11 setores do S&P fecharam em queda, encerrando a série de altas seguidas do índice iniciada em 28 de outubro. Por outro lado, um dos destaques positivos da sessão foi a General Electric (GE), que registrou valorização de 2,65% após divulgar, na manhã de hoje, que se dividirá em três empresas distintas focadas em aviação, saúde e energia.

O dólar fechou em queda de 0,80%, negociado a R$ 6,3738, refletindo esperanças de participantes do mercado de que a PEC dos Precatórios avançará no Congresso, com expectativas de juros mais altos no Brasil e dados de inflação dos Estados Unidos também no radar. (Com Reuters)

Compartilhe esta publicação: