Ibovespa fecha em alta em dia de recuperação após descoberta da variante ômicron

Petrobras e Vale, os dois papéis de maior peso no índice, registraram ganhos de 3,51% e 1,25%.

Isabella Velleda
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


O Ibovespa fechou hoje (29) em alta de 0,58%, a 102.814 pontos, em sessão marcada pela recuperação dos mercados globais após a queda generalizada causada pela variante ômicron da Covid-19, na última sexta-feira (26).

“Segundo os relatos dos médicos, os sintomas [causados pela nova variante] por enquanto são leves, sem falar que grande parte dos casos registrados na África do Sul são de pessoas que não se vacinaram, bem diferente da realidade brasileira, onde 62% da população está totalmente vacinada”, aponta Rafael Ribeiro, analista da Clear Corretora.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Petrobras e Vale, os dois papéis de maior peso no índice, registraram ganhos de 3,51% e 1,25%, na esteira da alta dos preços de commodities no exterior. Getnet (GETT11), Locaweb (LWSA3) e Usiminas (USIM5) estão entre os destaques positivos da sessão, com altas de 11,21%, 6,77% e 6,12%, respectivamente.

A PEC dos Precatórios segue no radar dos investidores. O projeto tramita no Senado e deve ser votado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) nesta quarta-feira (1º), antes de chegar ao plenário da Casa. O secretário do Tesouro, Paulo Valle, reiterou na tarde de hoje que a aprovação do projeto é a única maneira de possibilitar o Auxílio Brasil com benefício de R$ 400 em 2022.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Nesta semana, os investidores também aguardam a divulgação de índices econômicos importantes, como o PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre e dados do mercado de trabalho. Hoje, foi divulgado o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que encerrou novembro com alta de 0,02%.

Segundo Fernando Bresciani, analista do Andbank Brasil, a expectativa é de que o Ibovespa permaneça volátil durante a semana.

Em Wall Street, os índices também registraram alta. O Dow Jones subiu 0,68%, a 35.135 pontos, o S&P 500 ganhou 1,32%, a 4.655 pontos, e o Nasdaq teve alta de 1,88%, a 15.782 pontos.

Os ganhos das ações de tecnologia foram responsáveis por sustentar os índices, com investidores buscando papéis mais resistentes aos impactos de medidas restritivas de combate à pandemia. Amazon, Apple, Alphabet e Microsoft fecharam com avanços entre 1,63% e 2,35%.

As ações relacionadas a viagens, que estavam entre as mais atingidas durante a liquidação de sexta-feira, também registraram ganhos ao longo do dia, embora tenham fechado com desempenhos mistos. United Airlines (UAL) subiu 0,66%, enquanto Delta Air Lines (DAL) e American Airlines (AAL) caíram 0,38% e 0,06%.

O dólar fechou em alta de 0,28%, negociado a R$ 5,6102 na venda. O câmbio reagiu negativamente à notícia da agência Reuters, que informou que o governo não descarta a possibilidade de lançar mão do Orçamento de Guerra, que autoriza o descumprimento de limitações fiscais, para conseguir viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil. A perspectiva de alta dos juros nos Estados Unidos também contribuiu para a valorização da moeda norte-americana. (Com Reuters)

Compartilhe esta publicação: