Yellen diz que economia dos EUA não está superaquecendo

Secretária do Tesouro dos Estados Unidos acredita que aumentos de preços são transitórios.

Redação
Compartilhe esta publicação:
Greg Nash/Reuters
Greg Nash/Reuters

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, não acredita que a economia dos EUA está superaquecendo

Acessibilidade


A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse hoje (1) não considerar que a economia norte-americana está superaquecendo e que, embora a inflação esteja mais alta do que nos últimos anos, isso está relacionado à interrupção das cadeias de abastecimento no contexto da pandemia de Covid-19.

Dados da semana passada mostraram que os gastos do consumidor nos EUA aumentaram de forma sólida em setembro, o que, juntamente com a queda das infecções por Covid-19 e a recuperação da confiança do consumidor, é um bom presságio para uma recuperação da atividade econômica no último trimestre.

LEIA TAMBÉM: Nubank busca avaliação de mais de US$50 bi em IPO nos EUA

Embora as pressões inflacionárias estejam se ampliando, Yellen reiterou acreditar que os aumentos de preços são transitórios.

“Eu não diria que a economia dos EUA está superaquecendo, ainda estamos com cinco milhões de empregos abaixo de onde estávamos antes da pandemia e a participação da força de trabalho diminuiu e as razões estão relacionadas à pandemia”, disse Yellen em coletiva de imprensa em Dublin.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Yellen previu que as restrições de oferta de trabalho e gargalos de oferta diminuirão à medida que a pandemia ficar sob controle, observando que um aumento na demanda por bens duráveis ​​nos EUA ocorreu em um momento em que era difícil obter alguns desses bens.

“Acredito que, à medida que superarmos a pandemia, essas pressões diminuem e, nesse sentido, acredito que a inflação é transitória, e não temos uma economia que está superaquecendo no longo prazo.” (Com Reuters)

Compartilhe esta publicação: