Ibovespa abre em alta impulsionado por otimismo sobre Ômicron dos mercados internacionais

No Brasil, investidores acompanham com atenção o estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro, que não precisará passar por cirurgia.

Redação
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


O Ibovespa opera hoje (4) em leve alta de 0,15%, a 104.077 pontos, às 10h22 de Brasília, após ter encerrado o primeiro dia de negociações do ano em queda. Os mercados internacionais demonstram otimismo com as perspectivas melhores para a variante Ômicron da Covid-19. No Brasil, investidores monitoram a saúde do presidente Jair Bolsonaro, que não precisará passar por cirurgia em meio a um quadro de obstrução intestinal, e o movimento de servidores por reajustes salariais.

O dólar era negociado em leve alta frente ao real logo após o início da sessão desta terça-feira. Para agentes do mercado, a ampla força do dólar reflete o salto nos rendimentos dos títulos norte-americanos em meio a apostas de que o banco central dos EUA, o Federal Reserve, elevará os juros algumas vezes este ano.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Segundo Alexandre Almeida, economista da CM Capital, dois relatórios de emprego da maior economia do mundo a serem divulgados nesta semana –um da APD e outro do Departamento do Trabalho dos EUA–, caso apresentem leitura positiva, podem “reforçar a mensagem do Fed de importância de elevação da taxa de juros em 2022”.

Em sua última reunião de política monetária do ano passado, o Fed disse que encerrará em março suas compras emergenciais de títulos, pavimentando o caminho para três aumentos de 0,25 ponto percentual cada nos custos dos empréstimos até o fim de 2022, citando persistência da inflação e melhora no mercado de trabalho.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Nesse contexto, a taxa do Treasury de dez anos, referência global para decisões de investimento, chegou à máxima das últimas seis semanas neste pregão. Retornos mais altos nos títulos soberanos dos EUA – considerados o ativo mais seguro do mundo – tendem a beneficiar o dólar globalmente.

O mercado acionário da China recuou nesta terça-feira em seu primeiro dia de negociações de 2022, uma vez que a fraqueza nos papéis de tecnologia compensou a recuperação no setor imobiliário.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 0,46%, enquanto o índice de Xangai recuou 0,2%.

As ações de tecnologia lideraram as perdas. O STAR Market de Xangai, ao estilo do Nasdaq, caiu 2,4%, enquanto o índice de start-ups ChiNext perdeu 1,3%.

Mas as ações imobiliárias se recuperaram com força, conforme o setor registrou volatilidade elevada por conta de preocupações com pagamento de dívidas. O Índice Imobiliário do CSI300 subiu 2,2%. (Com Reuters)

Compartilhe esta publicação: