Banco Central eleva taxa Selic para 12,75% ao ano

Aumento de 1 ponto-percentual veio em linha com as expectativas do mercado .

Vitória Fernandes
Compartilhe esta publicação:
Adriano Machado/Reuters
Adriano Machado/Reuters

Sede do Banco Central em Brasília

Acessibilidade


O Banco Central elevou, na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de hoje (4), a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, a 12,75% ao ano. O aumento, que veio em linha com a expectativa do mercado, fez os juros chegarem ao maior patamar desde fevereiro de 2017, quando estava em 13%.

Esse é o 10º reajuste consecutivo da Selic, que começou a ser elevada em março de 2021, quando estava em 2%, o menor nível desde 1997.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Mais de um ano após o primeiro aumento na taxa Selic, o BC segue trabalhando para conter a inflação, que continua a subir e já atinge 12,03% ao ano, segundo o IPCA-15 divulgado em abril. O índice continua sendo impulsionado pelo preço da gasolina, que subiu 7,51% no mês passado.

Apesar de o Banco Central já ter sinalizado que quer encerrar o ciclo de alta dos juros nos atuais 12,75% ao ano, o Relatório Focus projeta pelo menos mais um aumento em junho, o que deixaria a taxa em 13,25% ao fim de 2022.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Agora, a expectativa do mercado se volta para a ata da Copom, que será divulgada na próxima terça-feira (10) e trará informações sobre os próximos passos a serem dados pelo BC.

Compartilhe esta publicação: