Biden e Powell se reúnem e discutem inflação nas máximas em 40 anos

Reunião é a primeira desde a confirmação de Powell pelo Senado dos EUA

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Foto mostra presidente dos EUA, Joe Biden, de frente para Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (banco central dos EUA)
REUTERS/Leah Millis

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Jerome Powell, chair do Federal Reserve, no Salão Oval da Casa Branca em Washington, D.C.

Acessibilidade


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, se encontraram hoje (31) para discutir a inflação em alta histórica que está pesando sobre os bolsos dos norte-americanos.

A reunião, a primeira desde a confirmação de Powell pelo Senado dos EUA no início deste mês para um segundo mandato à frente do Fed, ocorre no momento em que Biden busca reduzir os custos da gasolina, alimentos e bens de consumo que levaram a inflação a máximas em 40 anos.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Em breves comentários antes da reunião, Biden disse que estava se encontrando com Powell e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, para “discutir minha principal prioridade, que é lidar com a inflação”.

Biden afirmou que seu plano para lidar com o salto dos preços “começa com uma proposta simples: respeitar o Fed, respeitar a independência do Fed, o que tenho feito e continuarei fazendo”.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O banco central espera que a inflação modere por conta própria, à medida que empresas resolverem problemas da cadeia de suprimentos complicados pela pandemia, por exemplo, e os consumidores transferirem seus gastos para serviços.

Mas Powell também deixou claro que a instituição financeira não conta mais com isso e aumentará a taxa de juros o quanto for necessário.

Ele vê a inflação alta como o principal risco econômico que o país enfrenta e controlá-la como a principal prioridade do Fed durante seu segundo mandato, mesmo que o processo seja doloroso para famílias e empresas e eleve um pouco mais a taxa de desemprego.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: