Ibovespa fecha estável apesar de queda de siderúrgicas

Dólar quebra rali de alta e atinge R$ 5,13.

Vitória Fernandes
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


O Ibovespa fechou estável, em leve queda de 0,14% hoje (10), a 103.109 pontos, puxado por ações de siderúrgicas, que tiveram fortes quedas após o governo brasileiro afirmar que está avaliando remover as tarifas de importação de 11 produtos alimentícios e de construção, incluindo o aço.

As ações da Usiminas (USIM5), CSN (CSNA3), CSN Mineração (CMIN3), Gerdau (GGBR4) e Vale (VALE3) recuaram 6,13%, 5,40%, 6,72%, 4,32% e 1,27%, respectivamente, e ficaram entre as maiores quedas do dia. Outro fator que favoreceu a movimentação dos papéis foi a forte desvalorização do minério de ferro, que recuou 7% na China.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

No lado positivo do cenário corporativo, as ações da Petz (PETZ3) registraram a maior alta do dia, de 9,24%. Natura (NTCO3) e Alpargatas (ALPA4) também ficaram entre as maiores valorizações do dia, em alta de 9,12% e 5,16%.

Na manhã de hoje, o Copom (Comitê de Política Monetária) sinalizou que o aperto monetário deve prosseguir enquanto a inflação não for controlada.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Nos Estados Unidos, os investidores continuam preocupados com as decisões tomadas pelo Federal Reserve (banco central norte-americano) para tentar frear a inflação.

De acordo com as autoridades, o banco deve continuar a subir a taxa de juros nas próximas reuniões em 0,5 ponto percentual, dose acima do normal, mesmo que isso possa significar um aumento no desemprego.

Os comentários mostram que os formuladores de política monetária do Fed estão, no momento, mais focados em controlar as pressões de preços do que em garantir empregos aos norte-americanos.

Os índices reagiram de forma mista. O Dow Jones perdeu 0,26% a 32.160 pontos; o S&P 500 teve leve alta de 0,25%, a 4.001 pontos; e o Nasdaq valorizou 0,98% a 11.737 pontos.

Por lá, a eve, subsidiária de mobilidade urbana da brasileira Embraer (EMBR3), recuou 23,50% após a estreia das ações na Bolsa de Valores de Nova York.

O dólar quebrou o rali de alta e voltou a recuar 0,40% nas negociações de hoje, fechando a R$ 5,1340. (Com Reuters)

Compartilhe esta publicação: