Mercados de criptomoedas podem impor riscos à estabilidade financeira mais ampla, diz BCE

A exposição a moedas digitais em larga escala pode colocar o capital em risco e prejudicar a confiança de investidores e mercados financeiros

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Dado Ruvic/Reuters
Dado Ruvic/Reuters

As negociações altamente alavancadas oferecidas por bolsas de criptomoedas têm levado investidores a tomar empréstimos para assumir maior exposição nesse mercado

Acessibilidade


As criptomoedas vão impor um risco para a estabilidade financeira se o emergente setor mantiver o rápido crescimento dos últimos dois anos e se empresas financeiras aprofundarem seu envolvimento, disse o BCE (Banco Central Europeu) hoje (24).

O BCE, em sua revisão bianual de estabilidade financeira, disse que a exposição a moedas digitais por bancos e outras instituições financeiras em larga escala pode colocar o capital em risco e prejudicar a confiança de investidores e mercados financeiros e de empréstimos.

“O risco sistêmico aumenta de acordo com o nível de interconectividade entre os criptoativos e o setor financeiro tradicional”, afirmou.

As negociações altamente alavancadas oferecidas por bolsas de criptoativos têm levado investidores a tomar empréstimos para assumir maior exposição nesse mercado, o que aumenta também os riscos para a estabilidade financeira, destacou o BCE.

Além disso, deficiências de dados no setor também dificultam a avaliação dos riscos financeiros, disse a instituição, alertando que as publicações de bolsas de criptomoedas e agregadores de dados devem ser tratadas com cautela.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: