Petrobras aprova Caio Mário Paes de Andrade como conselheiro e CEO

Andrade assume o posto após a saída de José Mauro Ferreira Coelho, que pediu a exoneração devido a crise dos combustíveis.

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Divulgação
Divulgação

Caio Mário Paes de Andrade, novo presidente da Petrobras. 

Acessibilidade


A Petrobras (PETR3 e PETR4) informou que seu Conselho de Administração decidiu hoje (27), por maioria, nomear Caio Mário Paes de Andrade como conselheiro e o elegeu para o cargo de presidente-executivo da companhia.

Andrade vinha atuando como secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Ele foi escolhido para substituir José Mauro Coelho após descontentamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) com a política de preços da estatal, que já derrubou três CEOs.

Em declaração entregue ao Comitê de Elegibilidade (Celeg), Andrade negou ter recebido qualquer orientação do governo para alterar a política atual de preços da Petrobras.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O executivo foi nomeado conselheiro até a próxima Assembleia Geral de Acionistas, enquanto o mandato como CEO terá prazo até 13 de abril de 2023, segundo fato relevante divulgado ao mercado.

Mais cedo, duas fontes com conhecimento do assunto haviam dito à Reuters que a aprovação havia ocorrido na reunião dos conselheiros.

A companhia não divulgou o placar da votação. Segundo duas fontes com conhecimento do assunto, sete conselheiros votaram favoravelmente para Andrade se tornar CEO.

Petroleiros acionistas minoritários da Petrobras protocolaram mais cedo uma denúncia na Comissão de Valores Mobiliários) pedindo para a nomeação não ser concretizada.

Eles afirmam que o novo presidente não atende aos requisitos legais para ocupar o cargo e representa um risco à empresa e aos acionistas.

Caio é formado em Comunicação Social, com pós-graduação em Administração e Gestão pela Harvard University.

Na área de petróleo e gás, Andrade atuou como conselheiro da estatal Pré-sal Petróleo SA (PPSA), mas deixou o posto assim que foi indicado para a Petrobras.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: