Ibovespa avança na abertura com IPCA abaixo do esperado

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – considerado a prévia da inflação do país – registrou alta de 0,67%

Redação
Compartilhe esta publicação:

Acessibilidade


O Ibovespa iniciou a sessão de hoje (8) em alta de 0,41%, aos 101.138 pontos, às 10h15 (horário de Brasília). O principal índice da Bolsa brasileira avança após a divulgação do IPCA que, apesar de subir em junho, ficou levemente abaixo do esperado pelo mercado.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou nesta manhã que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo registrou alta de 0,67% no mês passado, após um avanço de 0,47% em maio.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

No acumulado de 12 meses até junho, o IPCA teve alta de 11,89%, contra alta de 11,73% do mês anterior. Pesquisa da Reuters apontou que a expectativa de analistas era de alta de 0,70% em junho, acumulando em 12 meses alta de 11,90%.

O Banco Central voltou a publicar o Boletim Focus depois de um hiato de mais de um mês devido à greve dos servidores. A última vez que a pesquisa completa foi publicada foi em 2 de maio, e, em 6 de junho, foi divulgada uma atualização parcial do levantamento.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

O mercado calcula a taxa básica de juros Selic em 13,75% ao final deste ano e em 10,50% em 2023, com a inflação estourando o teto da meta em ambos os períodos.

No radar corporativo, a PetroRecôncavo e a 3R Petroleum assinaram um memorando de entendimentos para análise de oportunidades de compartilhamento de instalações e recursos relacionados aos seus ativos de produção de petróleo e gás natural, localizados nas Bacias Potiguar e do Recôncavo.

Cenário internacional

Os índices futuros de Wall Street recuam nesta manhã. Mais cedo, foi divulgado que os dados da criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos ficarem acima do esperado em junho.

Além disso, a taxa de desemprego permaneceu perto da mínima pré-pandemia, em sinais de força persistente no mercado de trabalho que dão ao Federal Reserve munição para outro aumento de 0,75 ponto percentual da taxa de juros neste mês.

Por volta das 10h, o Dow Jones futuro caía 0,41%, aos 31.239 pontos. O S&P 500 e o Nasdaq recuavam 0,77% e 1,31%, respectivamente.

O dólar comercial avançava 0,23% frente ao real, a R$ 5,35.

Já no mercado asiático, os índices encerraram a semana majoritariamente em alta, com exceção da China. Em Tóquio, o Nikkei encerrou com alta de 0,10%. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 0,38% e, em Seul, o Kospi registrou avanços de 0,70%. Em Taiwan, o Taiex subiu 0,89%. Na China Continental, o Xangai cedeu 0,25% e o Shenzhen recuou 0,35%. (Com Reuters)

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: