Rússia vai multar Apple por violação de leis antitruste

O serviço federal antimonopólio russo disse que aplicará uma multa por volume de negócios contra a big tech; valor não foi definido ainda

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Getty Images
Getty Images

“A Apple abusou de sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicativos iOS”, disse a Rússia

Acessibilidade


A autoridade de concorrência da Rússia disse hoje (19) que multará a Apple por violar leis antitruste do país e abusar de sua posição dominante no mercado de lojas de aplicativos.

O serviço federal antimonopólio (FAS, na sigla em inglês) disse que aplicará uma multa por volume de negócios contra a Apple, cujo valor será determinado durante uma investigação administrativa.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

“A empresa abusou de sua posição dominante no mercado de distribuição de aplicativos iOS”, disse o órgão em comunicado.

“A Apple proíbe os desenvolvedores de aplicativos iOS de informarem aos clientes dentro do aplicativo sobre a possibilidade de pagarem por compras fora da App Store ou usarem métodos alternativos de pagamento.”

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

A Apple não comentou o assunto.

Moscou atingiu empresas ocidentais com uma série de multas que os críticos dizem ser uma tentativa do Kremlin de exercer mais controle sobre o meio digital.

As medidas consideram diretrizes para armazenamento de dados de clientes em servidores localizados na Rússia, atendimento de ordens de exclusão de conteúdo mediante solicitação do regulador de comunicações da Rússia e abertura de escritórios locais no país.

Anteontem (17), a Rússia multou o Google em US$ 370 milhões pelo que diz serem repetidas recusas de remoção de conteúdos.

Compartilhe esta publicação: