1. Início
  2. /
  3. Forbes Money
  4. /
  5. Ibovespa abre em alta seguindo bom humor global
Forbes Money

Ibovespa abre em alta seguindo bom humor global

Afrouxamente das restrições na China eleva as expectativas de uma recuperação na segunda maior economia do mundo

3 min

O Ibovespa iniciou o pregão de hoje (27) em alta de 0,21%, aos 108.967 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília). O principal índice da B3 acompanha o desempenho dos futuros em Wall Street, que sobem após a China afrouxar ainda mais suas restrições à Covid-19 — o que eleva as expectativas de uma recuperação na segunda maior economia do mundo.

A China disse que não exigirá mais que os viajantes que chegam ao país entrem em quarentena a partir de 8 de janeiro, um passo importante na reabertura de suas fronteiras, acrescentando que também diminuirá a classificação de gravidade da Covid-19, pois se tornou menos contagiosa.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Com isso, os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta terça-feira, com o preço de referência de Cingapura atingindo o maior nível em cinco meses.

As ações chinesas tiveram o melhor desempenho em três semanas nesta terça-feira. “Isso marca outro grande passo na reabertura da China, especialmente para o resto do mundo, apesar do recente aumento nos casos de infecção local”, escreveram analistas do J.P. Morgan em nota.

As ações de bens de consumo básicos, bancos e transportes saltaram entre 1,5% e 2%, liderando os ganhos. O clima otimista veio mesmo com dados mostrando que os lucros das empresas industriais da China contraíram ainda mais no período de janeiro a novembro devido a restrições rígidas relacionadas à Covid.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,15%, a 3.887 pontos. Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,16%, a 26.447 pontos.

Em Seul, o Kospi teve valorização de 0,68%, a 2.332 pontos. Em Taiwan, o índice Taiex registrou alta de 0,30%, a 14.328 pontos.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 e o Nasdaq perderam 5,8% e 8,5%, respectivamente, até agora em dezembro. O país está a caminho de ter a sua maior perda anual desde a crise financeira de 2008, por temores de que o aperto monetário agressivo do Federal Reserve possa levar a economia dos EUA a uma recessão.

Os dados econômicos divulgados até o momento oferecem pouca esperança de que o Fed possa frear suas altas nos juros, com um relatório na semana passada mostrando que a inflação esfriou ainda mais, mas não o suficiente para desencorajar o banco central norte-americano de levar os juros a níveis mais altos no próximo ano.

No geral, os volumes de negociação permanecem baixos com os investidores retornando após um longo fim de semana, enquanto o calendário de dados econômicos também é leve esta semana com dados de vendas de casas e relatórios de empregos disponíveis.

O futuro da Dow Jones avançava 0,62%, enquanto o S&P 500 tinha alta de 0,65% e o Nasdaq subia 0,56%.

O dólar subia nos primeiros negócios desta terça-feira, avançando 0,95% a R$ 5,2596. (Com Reuters)

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.