Ações europeias sobem na sessão mas fecham semana com perdas

Presidente do Banco Central Europeu disse que investidores subestimavam a determinação do BCE em levar a inflação de volta à meta de 2%

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Reuters
Reuters

Pregão na Bolsa de Valores de Frankfurt

Acessibilidade


As ações europeias fecharam em alta nesta sexta-feira (20), mas marcaram perdas semanais com uma visão cautelosa de investidores sobre a temporada de balanços corporativos e das próximas decisões de bancos centrais, embora a reabertura dos bloqueios contra a Covid-19 na China tenha oferecido algum alívio.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,37%, a 452,12 pontos, impulsionado por papéis de viagens e lazer e de varejo. No entanto, o STOXX 600 registrou baixa semanal de 0,1%, apesar de atingir uma máxima em nove meses nesta semana, pressionado por balanços decepcionantes, dados econômicos fracos dos Estados Unidos e comentários agressivos de autoridades de bancos centrais.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e seu colega Klaas Knot disseram na quinta-feira (19) que investidores subestimavam a determinação do BCE em levar a inflação de volta à meta de 2%. A expectativa é de que o Federal Reserve aumente a taxa de juros em 0,25 ponto percentual em sua reunião de política monetária em fevereiro, enquanto o BCE deve subir 0,50 ponto percentual.

A China disse que o pior já passou em sua batalha contra a Covid-19, no que deve ser um dos dias de viagens mais movimentados em anos nesta sexta-feira –um deslocamento em massa de pessoas que alimentou temores de um novo salto nas infecções.

Compartilhe esta publicação: