Fed promove pequeno aumento dos juros, diz que "algum" aperto adicional é possível

O Federal Reserve elevou os juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (22)

Reuters
Compartilhe esta publicação:
Joshua Roberts/Reuters
Joshua Roberts/Reuters

Sede do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos

Acessibilidade


O Federal Reserve elevou os juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (22), mas indicou que está prestes a interromper novos aumentos nos custos de empréstimos em meio à turbulência recente nos mercados financeiros provocada pelo colapso de dois bancos americanos.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

A medida colocou a taxa de juros overnight de referência do banco central dos EUA na faixa de 4,75% a 5,00%, com projeções atualizadas mostrando que 10 dos 18 formuladores de política monetária do Fed ainda esperam que a taxa suba mais 0,25 ponto percentual até o final deste ano, o mesmo nível terminal visto nas projeções de dezembro.

Mas em uma mudança importante impulsionada pelas quebras repentinas neste mês do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank, a mais recente declaração de política do banco central dos EUA não diz mais que “aumentos contínuos” nos juros provavelmente serão apropriados. Essa linguagem estava em todas as declarações de política monetária desde a decisão de 16 de março de 2022, que iniciou o ciclo de aumento de taxas.

Compartilhe esta publicação: