Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / Pesquisa mostra desafios da jornada empreendedora de startups

Pesquisa mostra desafios da jornada empreendedora de startups

Dificuldade de mentoria, escolha de público, conversão de clientes e contratações estão entre os principais tópicos apontados pelos fundadores

Monique Lima
05/05/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Getty Images/Hinterhaus Productions
Getty Images/Hinterhaus Productions

Startups: 43% dos fundadores afirmam ter dificuldades para atrair clientes e dispor de capital de giro suficiente

Pelo menos metade dos empreendedores de startups são fundadores de segunda viagem, conforme o relatório Founders Overview, produzido pela holding de venture capital ACE em parceria com BHub e a55.

Ao todo, 51,8% dos fundadores responderam que estavam empreendendo pela segunda vez, sendo que 39% deles não venderam suas primeiras startups e 12,8% venderam o negócio inicial. A pesquisa entrevistou mais de 200 empreendedores com faturamento anual partindo de R$ 360 mil até acima dos R$ 300 milhões.

Entre os motivos que levaram essas pessoas a empreender pela primeira ou pela segunda vez, sete em cada dez afirmou que a possibilidade de mudar a realidade em que vivem é a motivação principal. Na sequência aparece a ambição por um retorno financeiro maior do que o próprio trabalho (24%) e o desejo de liderar, não mais ser liderado (21%).

  • Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Para os analistas da ACE, essas respostas indicam que o empreendedorismo ainda é visto como uma ferramenta de transformação pelos brasileiros. Seja por oportunidade, seja por necessidade. Flexibilidade, cansaço de trabalhar em uma grande corporação e falta de oportunidades no mercado também apareceram entre as respostas, que podiam ser mais de uma.

Para mudar suas realidades, os fundadores das startups estão focando em negócios para o setor corporativo. A maioria (76,9%) vende serviços e produtos para outras empresas, não necessariamente grandes companhias. Somente 15,9% trabalham diretamente com o consumidor.

O modelo de negócios preferido é o Software as a Service (SaaS), com 44,4% das respostas. O SaaS permite que as startups ofereçam softwares como serviços e os clientes não precisam se preocupar em instalar ou atualizar nada, já que o software é executado na nuvem. Segundo os analistas “na maioria das vezes, a solução é contratada por meio de uma assinatura, o que ajuda a baixar o custo para as empresas”.

Leia também:

  • 9 startups brasileiras no Web Summit Rio para manter no radar
  • Dez startups brasileiras que podem se tornar unicórnios
  • Empresas investirão R$ 5 bi na conexão com startups em 2023

Desafios dos empreendedores

Segundo o levantamento, o primeiro desafio é a busca por ajuda para definir os primeiros passos do negócio.

Um em cada três fundadores respondeu que não tiveram ajuda nesse processo. Entre os que tiveram apoio, os processos de aceleração foram o suporte inicial para 29,3% deles, dividindo espaço com as orientações do Sebrae (26,8%).

A pesquisa relacionou as empresas que declararam ter apoio com a taxa de crescimento das startups. Com isso, eles verificaram que a maioria (70%) das startups que tiveram auxílio inicial também reportaram desempenho acima dos 50% de crescimento nos últimos seis meses.

“Tomando os dados compartilhados por empreendedores, é possível relacionar a longevidade de startups com a participação em programas de aceleração ou semelhantes”, diz o relatório da ACE.

Para o questionamento “quais os principais desafios em empreender?”, as principais respostas foram (o total é superior a 100% pois era possível escolher mais de uma alternativa):

  • atrair clientes (43%)
  • dispor de capital de giro suficiente (43%)
  • converter interessados em clientes (32%)
  • atrair as pessoas certas para trabalhar na startup (30%)
  • conseguir pagar a remuneração de mercado para os profissionais (30%)

Os dois problemas mais comuns das startups iniciais para atrair clientes são: i) foco em uma visão de marketing antiquada, com pouca construção de marca e autoridade (inbound); ii) dificuldade em estabelecer a proposta de valor dos produtos. Entre os problemas financeiros, os maiores são falta de networking e conexões, com 52% das queixa dos fundadores.

“O que é possível sugerir é que as startups mais bootstrap [que não possuem apoio de investidores] têm pouco acesso às mentorias, porque vêm de uma realidade diferente, sem um diploma em Stanford ou contatos na Faria Lima”, afirma Pedro Waengertner, fundador da ACE. “Essas pessoas não conseguem se conectar. Às vezes, estão fora do eixo; em outros casos, mesmo estando em São Paulo, não têm acesso a investidores e mentores para crescer.”

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • empreendedorismo
  • software-as-a-service
  • startups

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • ForbesLife

    Met Gala 2025: os Melhores Looks do Tapete Vermelho

Últimas Notícias

  • Foto do Samsung Galaxy S25 Edge

    Samsung Lança Smartphone Ultrafino em Disputa com a Apple

  • Elon Musk

    Trégua Tarifária Deixa Bezos, Musk e Zuckerberg US$ 40 Bilhões Mais Ricos

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: um Copom Cauteloso e Desconfortável

  • Varejo Tem Alta de 0,6% em Abril, Aponta Índice Stone

  • Malala Fund/Malin Fezahai

    Malala Fund Vai Investir Mais US$ 50 Milhões na Educação de Meninas

  • FDA Enfrenta Demissões em Massa e Coloca Segurança Alimentar em Risco

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.