Uma coalizão de Estados norte-americanos liderada pela Califórnia conseguiu nesta segunda-feira uma suspensão da aquisição da Warner Bros. Discovery pela Paramount, no valor de US$110 bilhões, após argumentar que permitir a fusão prejudicaria irreparavelmente a concorrência.
A Califórnia e 11 outros Estados entraram com uma ação judicial em 13 de julho, argumentando que o negócio criaria um gigante da mídia com poder para aumentar os preços no setor de cinema e televisão.
Se o negócio for autorizado a ser concluído, a Paramount logo começaria a cortar empregos e a compartilhar informações confidenciais com a Warner Bros., o que seria difícil de reverter caso a fusão seja, no fim das contas, considerada ilegal, argumentaram os Estados.
A ação judicial, movida no tribunal federal de Oakland, ameaça frustrar a tentativa do presidente-executivo da Paramount, David Ellison, de transformar sua empresa em uma grande rival da Netflix e da Disney.
A Paramount afirmou que a ação distorce a legislação antitruste já estabelecida e que adiar a transação apenas prejudicaria os profissionais do entretenimento, que já sofreram com anos de turbulência no setor.