1. Início
  2. /
  3. Forbes Money
  4. /
  5. Trump Diz Que Acordo Comercial com Canadá Pode Sair “em Breve”
Forbes Money

Trump Diz Que Acordo Comercial com Canadá Pode Sair “em Breve”

Presidente dos EUA afirma que Canadá está interessado em pacto, dias após novas tarifas canadenses sobre produtos dos EUA entrarem em vigor

3 min

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (12) que um novo acordo comercial com o Canadá pode ser fechado “em breve”, sinalizando uma possível tentativa de reduzir a tensão entre os dois países depois de semanas de escalada tarifária.

Durante encontro com o primeiro-ministro da Irlanda, Micheál Martin, em Dublin, Trump disse que o Canadá estaria interessado em chegar a um entendimento com Washington. Ao mesmo tempo, voltou a pressionar Ottawa a retirar tarifas que, segundo ele, prejudicam agricultores americanos.

“O Canadá precisa tratar melhor nossos agricultores. Eles não podem cobrar tarifas de nossos agricultores”, disse Trump. Segundo o presidente americano, “provavelmente” os dois países chegarão a um acordo comercial “em breve”. Trump, porém, não apresentou detalhes sobre quais seriam os termos de um eventual pacto nem indicou se as negociações formais foram retomadas.

A declaração ocorre apenas quatro dias depois de o Canadá colocar em prática uma nova rodada de tarifas retaliatórias sobre produtos americanos. Desde 8 de setembro, mercadorias dos Estados Unidos passaram a enfrentar sobretaxas de 15%, 25% ou 50%, dependendo do produto.

Canadá responde ao tarifaço de Trump

As medidas canadenses foram uma resposta à decisão de Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre US$ 27,6 bilhões em produtos canadenses, em vigor desde 22 de agosto. Ottawa adotou a estratégia de igualar as tarifas americanas, produto por produto, em uma tentativa de neutralizar a vantagem competitiva obtida pelos exportadores dos EUA.

Entre os produtos americanos atingidos pela retaliação estão aço e alumínio, laticínios, eletrodomésticos, equipamentos agrícolas, papel e celulose, plásticos e eletrônicos. Parte das mercadorias passou a pagar exatamente 25% de tarifa – justamente uma das alíquotas destacadas por Trump ao reclamar do tratamento dado aos produtores americanos.

A questão agrícola é particularmente sensível para Washington. O Canadá é um dos principais mercados para produtores rurais americanos, e a disputa envolve sobretudo o acesso de produtos como laticínios ao mercado canadense. Trump tem usado essas barreiras como argumento para justificar a ofensiva comercial contra Ottawa.

Trégua ainda parece distante

Apesar do tom mais conciliatório de Trump neste sábado, a disputa comercial está longe de estar resolvida. Em 8 de setembro, o governo americano também ampliou a ofensiva contra produtos canadenses, anunciando a proibição, a partir de 29 de setembro, da entrada de determinados laticínios, bebidas alcoólicas e motocicletas no mercado americano.

A sequência mostra a contradição da atual política comercial de Trump: enquanto o presidente fala em um acordo iminente, Washington e Ottawa continuam ampliando as barreiras entre as duas economias.

A disputa também coloca pressão sobre o futuro do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), o pacto comercial que substituiu o Nafta. Questionado neste sábado sobre a possibilidade de os Estados Unidos deixarem o acordo, Trump não respondeu diretamente e preferiu destacar sua expectativa de um entendimento com o Canadá.

O incentivo econômico para uma trégua é significativo. Cerca de 70% das exportações canadenses têm os Estados Unidos como destino, enquanto empresas americanas dependem de fornecedores canadenses em setores que vão de energia e matérias-primas a agricultura e indústria.

*Com Reuters

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.