1. Início
  2. /
  3. Forbes Money
  4. /
  5. Preços Ao Produtor Sobem 1,54% em Setembro, Pressionados por Alimentos
Forbes Money

Preços Ao Produtor Sobem 1,54% em Setembro, Pressionados por Alimentos

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) acumula, em 12 meses, alta de 4,34%; do total de 24 atividades industriais analisadas, 16 tiveram alta em setembro

1 min

Os preços ao produtor no Brasil aceleraram em setembro, com alta de 1,54%, pressionados pelo custo dos alimentos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

O resultado levou o índice acumulado em 12 meses a uma alta de 4,34%. Em agosto, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) havia apresentado alta de 0,34%, após três meses de deflação, acumulando variação positiva de 2,50% em 12 meses.

Segundo o IBGE, do total de 24 atividades industriais analisadas, 16 tiveram alta em setembro sobre agosto, com alimentos exercendo o maior impacto, com alta de 2,40%.

Derivados da cana-de-açúcar e da soja são os quatro produtos de maior influência no resultado do setor de alimentos em setembro, respondendo por 1,66 p.p., da variação de 2,40%, segundo o IBGE.

Já indústrias extrativas apresentaram alta de 11,04% e refino de petróleo e biocombustíveis, de 4,88%.

Entre as grandes categorias econômicas, bens de capital apresentaram alta de 0,62%, bens intermediários avançaram 1,94% e bens de consumo subiram 1,18%.

O IPP mede a variação dos preços de produtos industriais na “porta da fábrica”, isto é, sem impostos e frete.

Acompanhe a Forbes no Google

Adicione a Forbes como fonte preferida no Google e encontre nossas notícias com mais facilidade.

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.