Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / A inspiração de Eliane Dias na criação da Boogie Week

A inspiração de Eliane Dias na criação da Boogie Week

Semana da Cultura Preta, realizada em São Paulo, dá foco à inovação que vem da ancestralidade

Luiz Gustavo Pacete
07/12/2021 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Eliane Dias, sobre ancestralidade: “não é só pelo resgate do que os negros já geraram em termos de tecnologia e inovação, mas também pelo respeito que temos pelos nossos griôs” (Crédito: Bruno di Torino)

Com oito anos de atuação no show business e um trabalho de pesquisa mapeando festivais de música e inovação pelo mundo, Eliane Dias, CEO da produtora Boogie Naipe, concretizou, no último final de semana, um projeto que vinha sendo gerado desde 2014. A realização da primeira Boogie Week, ou Semana da Cultura Preta, em quatro dias, unindo shows, debates e experiências, reuniu também, em um mesmo festival, elementos típicos da relação que os negros brasileiros possuem com sua ancestralidade, bem como a conexão que ela gera do ponto de vista de arte e inovação.

Pelo mundo, Eliane não sentiu essa intimidade que só existe no Brasil. Ao visitar o Afropunk Joanesburgo, por exemplo, e acompanhar um line-up curado por Jay Z, viu os artistas atuando de forma muito menos próxima do que por aqui. “Essa proximidade é a força do carinho que presenciamos somente no Brasil. Quando falamos de ancestralidade, também há um ponto importante, não só pelo resgate do que os negros já geraram em termos de tecnologia e inovação, mas também pelo respeito que temos pelos nossos griôs, ou seja, aqueles que carregam nossa memória.”

LEIA TAMBÉM: De manicure em Jequié a produtora musical, Gil Viana reinventa o mercado de jingles e podcasts

A executiva conta que, antes da pandemia, foi procurada para o agenciamento de artistas mais experientes lá fora, e, mais uma vez, comprovou que o valor dado à ancestralidade também é algo muito típico do Brasil. “A realização da Boogie Week, o apoio de patrocinadores como Neon, YouTube e Budweiser, reforçam que as marcas também estão evoluindo em entender nossa gente como potência e inovação, e não apenas olhando para a luta. Nos expressamos por meio do poder de compra e por nossa veia cultural. Quando olhamos a discussão sobre ESG, por exemplo, também fica muito claro o quanto que essa potência criativa também diz respeito ao mundo corporativo.”

“Foram mais de 78 pessoas trabalhando para colocar esse festival de pé, mesmo ainda em um contexto de pandemia onde muitas adaptações foram necessárias. O olhar na composição dessa equipe, sendo metade de homens e metade de mulheres, bem como nossa parceria com a Terra Preta em outra frente, também mostra o compromisso e o desafio de vivermos aquilo pelo qual lutamos”, afirma Eliane. A Boogie Naipe, produtora fundada por Eliane Dias, o rapper Mano Brown, Vanessa Dias e Adriano em 2012, consolidou o trabalho digital dos Racionais. Em 2020, anunciou um novo selo musical, o Labbel Records, focado no Trap, entre várias outras iniciativas.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • budweiser
  • conteúdo
  • Diversidade
  • empreendedorismo
  • festival
  • inclusão
  • inovação
  • música
  • Neon
  • Tecnologia
  • YouTube

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

  • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
    Forbes Money

    Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

Últimas Notícias

  • acordo

    Ibovespa e Dólar Avançam, Repercutindo Acordo entre EUA-China

  • Como a RAR Agro & Indústria Quer Faturar R$ 1 Bi com Maçã, Queijo, Vinho e Azeite

  • Brasil Quer Ampliar Presença do Agro Brasileiro na China

  • USDA Eleva Previsão de Safra 2024/25 de Milho do Brasil; Mantém Soja

  • Colheita de cana-de-açúcar

    Raízen Vende Usina Leme por R$ 425 Milhões

  • soja

    Analista Revisa para Cima Previsão de Colheita e Exportação de Soja da Ucrânia

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.