Evento da Microsoft capacita mulheres na tecnologia

A Maratona Mulheres na Inovação é uma parceria entre a Microsoft e a WoMakersCode. As vagas são gratuitas e mulheres de todo o Brasil podem participar.

Fernanda de Almeida
Compartilhe esta publicação:
Mike Segar/Reuters
Mike Segar/Reuters

A Microsoft quer abrir caminhos para as mulheres na tecnologia. O evento Maratona Mulheres na Inovação acontece de quinta (12) a sábado (14)

Acessibilidade


A Microsoft, em parceria com a Ong de capacitação em tecnologia WoMakersCode, está lançando a primeira Maratona Mulheres na Inovação para capacitar mulheres e meninas na área de tecnologia. TI é um mercado com enorme demanda de profissionais: a cada ano, há 100 mil vagas abertas e sem profissionais para preenchê-las. Por conta disso, muitas empresas têm lançado programas de educação em TI para trazer mulheres a esse mercado como uma das soluções para o problema. 

A igualdade de gênero nessa indústria ainda é terreno a ser conquistado. As mulheres representam 20% da força de trabalho no setor, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E o mercado de tecnologia é o mais desigual entre gêneros no quesito salarial, de acordo com a Pesquisa de Remuneração Total, realizada pela consultoria Mercer e obtida com exclusividade pela Forbes. Tudo isso afasta mulheres da indústria. “Queremos qualificar nossa população em habilidades digitais para que possam ter acesso às oportunidades que a tecnologia está criando. E fomentar o recorte de gênero, sem dúvidas, é parte fundamental nesse processo”, afirma Alessandra Karine,  vice-presidente para o setor público, educação e saúde e líder do pilar de diversidade e inclusão na Microsoft Brasil.

O evento acontece de quinta-feira (12) até sábado (14), e terá palestras, painéis e atividades colaborativas com especialistas da empresa, além do sorteio de mentorias de carreira individuais para as participantes. Serão 5 mil vagas gratuitas para mulheres de todo o Brasil, e as inscrições podem ser feitas aqui. 

Leia mais: Mulheres na tecnologia: trabalho híbrido pode atrair mais talentos?

Os temas abordados vão desde programação e IA (inteligência artificial) até gestão de pessoas e projetos. As participantes também terão acesso a uma trilha sobre empregabilidade na tecnologia, com workshops sobre plano de carreira, técnicas para entrevistas de emprego e dicas para criar um bom currículo e se destacar no LinkedIn.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

As trilhas, sobre computação em nuvem, infraestrutura, segurança da informação, DevOps, ciência de dados e IA, serão online e estarão disponíveis no MaisMulheres.Tech. A plataforma faz parte do plano Microsoft Mais Brasil, lançado em outubro de 2020 com o objetivo de qualificar a força de trabalho no país e cujas iniciativas já beneficiaram mais de cinco milhões de pessoas. O programa Conecta+, outra iniciativa do plano da empresa, também estará disponível, oferecendo trilhas de capacitação gratuitas com mais de 20 cursos com certificação em tecnologia. As alunas com mais de 16 anos poderão se cadastrar no Modern Talent Hub, portal que conecta pessoas buscando emprego com vagas em empresas do ecossistema da Microsoft.

Leia mais: Inscreva-se para a seleção da lista Under 30 2022

 

Compartilhe esta publicação: