Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / Com app de IA, Me Poupe! incentiva mulheres a começarem a investir

Com app de IA, Me Poupe! incentiva mulheres a começarem a investir

Em três meses de testes, foram R$ 3,5 milhões investidos no aplicativo com sugestões personalizadas baseadas em IA. 78% dos usuários são mulheres e maioria tem dívidas e nunca investiu

Fernanda de Almeida
18/07/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

nathalia arcuri, ceo da Me Poupe
Divulgação/Me Poupe

Nathalia Arcuri começou a Me Poupe! em 2015, no YouTube, depois de relacionar violência urbana e doméstica à vulnerabilidade financeira

Todos os conteúdos de educação financeira criados por Nathalia Arcuri ao longo dos oito anos do seu canal Me Poupe!, o maior do YouTube, além dos seus cursos e de dois livros publicados pela jornalista sobre o assunto, foram usados para treinar a inteligência artificial do novo app Me Poupe!. A principal novidade da empresa, que se posiciona no mercado como uma finpactech – uma startup de finanças e impacto social – faz parte da estratégia para atingir ainda mais pessoas e democratizar o acesso à educação financeira. “O aplicativo se torna o co-piloto nesse caminho, fazendo até quem nunca teve contato com finanças sentir segurança para começar a investir”, diz Nathalia. 

Os números provam isso. Desde abril em rodada de testes, com 30% das 33 mil pessoas na plataforma habilitadas a fazer aportes, foram investidos R$ 3,5 milhões através do app. A maioria dos usuários são mulheres (78%), pessoas com dívidas (66%) e que estão investindo pela primeira vez (64%). 

Leia também:

  • Nathalia Arcuri é convidada para o Fórum Econômico Mundial como CEO da Me Poupe!
  • Investidores perdem oportunidades em startup de mulheres, diz estudo
  • Mulheres geram menos risco e maior retorno nos investimentos

Com base no perfil e nos objetivos de cada um, o aplicativo, por meio do avatar Nath, automatiza a sugestão de investimentos, empréstimos e oportunidades no mercado, e tem recursos de inteligência artificial para tirar dúvidas. “Com total isenção e imparcialidade, já que não somos e não queremos ser uma corretora ou banco”, diz Flavia Krieger, COO (Chief Operations Officer) da Me Poupe!. 

O objetivo é integrar a inteligência artificial ao open finance – conjunto de processos e normas que permitem o compartilhamento das informações dos usuários – para que a partir desse cruzamento de dados a Nath oriente as pessoas. “Nath é o acrônimo de ‘nudge assistant trustful human’, uma assistente humana confiável, e nudge vem da economia comportamental e são os empurrõezinhos que a gente dá para que as pessoas tomem as melhores decisões”, diz Nathalia. 

O aplicativo, que tem lançamento previsto para o final deste ano ou início de 2024, está operando de forma gratuita, mas em algum momento deve ser acessado com uma assinatura. A tecnologia é baseada nos pilares do método Me Poupe!. “O primeiro é organizar financeiramente a vida do indivíduo, educá-lo para gastar de forma inteligente, capacitá-lo para ganhar mais e a última etapa é aprender a investir melhor”, diz a COO da empresa.

Flavia Krieger, COO da Me Poupe!, explica que o app foi treinado com base no método Nathalia Arcuri, focado em quatro pilares

Educação financeira liberta mulheres 

Os dados que mostram a prevalência de mulheres entre os usuários do novo app da Me Poupe! provam que o objetivo inicial da empresa foi alcançado. Jornalista de formação, Nathalia Arcuri trabalhava em uma grande emissora quando começou a relacionar violência urbana e doméstica com vulnerabilidade financeira. “Fazendo uma reportagem sobre violência doméstica, descobri que as mulheres se submetiam a relacionamentos violentos por causa da dependência financeira.” 

Nathalia começou a guardar dinheiro cedo, mesmo sem o incentivo dos pais. “A gente tinha uma vida de classe média, então nunca sobrava, mas também não faltava”, lembra. Incomodada com a falta de acesso à informação e a linguagem complicada das poucas instituições que abordavam o assunto, começou a estudar e publicar vídeos caseiros no YouTube em 2015. “Sabia que fazer isso de um jeito divertido iria chamar a atenção de quem normalmente não se interessaria pelo assunto.”

Em um país com mais de 70 milhões de pessoas endividadas, Nathalia era vista como “muquirana” pela forma como lidava com o dinheiro. “Falavam que eu era mão de vaca e que o dinheiro não iria comigo para o caixão, mas eu estava investindo em realizar as minhas vontades e alcançar o desejo de ser livre.”

Hoje, os indicadores financeiros dos alunos dos cursos da Me Poupe! mostram redução de endividamento, aumento da capacidade de poupança e redução de estresse e ansiedade. A empresa tem uma base de 3,5 milhões de clientes, 1,5 milhão de alunos e uma audiência de 25 milhões. No canal do YouTube são 7,41 milhões de inscritos e no Instagram pessoal de Nathalia Arcuri, 3,4 milhões de seguidores. 

Nessa nova fase, a empresa se apega à tecnologia e a parcerias para educar e colocar o poder do dinheiro na mão de mais brasileiros. Com o aplicativo, a Me Poupe! espera chegar a 90 milhões de pessoas e atingir, direta ou indiretamente, 15 bilhões de vidas até 2025.

Mas o crescimento é controlado, já que a Me Poupe! não nasceu para ser um unicórnio – nome dado a startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. Na verdade, Nathalia posiciona sua empresa como uma “zebra”. “Startups Zebra são empresas enxutas com grande capacidade de crescimento mas que não buscam a escala e o lucro a qualquer preço. O valor de uma startup zebra está no impacto que ela gera para todo o ecossistema e o dinheiro é uma consequência do trabalho bem feito focado no cliente”, explica um post da empresária no LinkedIn. 

MBA e outras parcerias da Me Poupe!

As novidades, além do app, envolvem uma parceria com o Grupo Cogna Educação para desenvolver um MBA Executivo em Planejamento Financeiro e de Investimentos. “Com isso, nossa jornada de aprendizagem passa a ser completa”, diz Nathalia. O curso é estruturado pelo Professor Mira, que faz parte do time de especialistas do Me Poupe!, além de outros profissionais do mercado.

Entre as outras parcerias recentes da empresa está o Clube Me Poupe!, iniciativa para entregar ebooks e audiobooks mensalmente por meio da plataforma de livros digitais Skeelo. Além disso, parte do conteúdo de cursos da empresa agora também faz parte da estrutura de um curso livre em parceria com o Senai, que também disponibiliza seus conteúdos por um valor de assinatura mensal. 

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • educação financeira
  • Forbes Mulher
  • IA
  • inteligência artificial
  • investimentos
  • Me Poupe
  • Nathalia Arcuri

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • Foto do CEO da Nvidia, Jensen Huang

    Nvidia Aposta na IA para Tirar a Computação Quântica do Papel

  • Por Dentro do Excêntrico Livro de Vinhos de Dalí

  • Chinesa Que Desbancou Mcdonald’s Chega Ao Brasil; Entenda a Origem e Conheça a Fortuna do Fundador

  • Das Palavras Ao Trabalho: o Salto da IA Generativa para o Mundo Físico

  • CEO Há quase 30 anos na P&G, Juliana Azevedo assumiu a presidência global de “Home Care” da companhia, na Suíça, em 2024

    Aprenda a Falar Como um CEO

  • 3 Sinais da ‘Armadilha dos Apelidos Carinhosos’ nos Relacionamentos

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.