Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / “A briga é pela atenção, não importa o formato”, diz head do YouTube no Brasil

“A briga é pela atenção, não importa o formato”, diz head do YouTube no Brasil

Diretora da plataforma para a América Latina, Patricia Muratori destaca os R$ 4,5 bi de impacto no PIB brasileiro, a concorrência com outras plataformas e as parcerias com criadores

Caroline De Tilia
05/09/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Crédito: Divulgação
Divulgação

Patricia Muratori, diretora-geral do YouTube para a América Latina, enfatiza a necessidade de apoiar criadores de conteúdo visando um futuro economicamente sustentável

Com mais de 120 milhões de usuários mensais no Brasil, de acordo com a Comscore, o YouTube ampliou sua estratégia de participação no entretenimento nacional. Isso envolve investimento em novos segmentos, parcerias de longo prazo com criadores e iniciativas que também consideram inteligência artificial. Patricia Muratori, diretora-geral da plataforma para a América Latina, revelou à Forbes Brasil alguns detalhes desses planos.

Leia também:

  • Paulistão 24: YouTube investe para ampliar presença no futebol
  • Lucas Rangel aposta na Creator Economy e fatura R$ 35 milhões
  • Os desafios da creator economy, segundo o CEO da Black Influence

No final de agosto, durante o YouTube Brandcast Brasil, principal evento da plataforma no país, Patricia já havia destacado o impacto da empresa por aqui, com R$ 4,5 bilhões de contribuição ao PIB (Produto Interno Bruto). Neste momento, além das discussões sobre negócios e estratégias locais, globalmente o YouTube lida com a concorrência de outras plataformas, como o TikTok e Instagram, que nos últimos anos popularizaram os vídeos curtos. Reportagem do “Financial Times”, publicada no último fim de semana, destacou inclusive que o Shorts, alternativa de vídeos curtos do YouTube, poderia prejudicar o “core” da plataforma, que sempre foram os vídeos longos – ou ao menos não tão curtos assim.

Sobre esse tema, Patricia é taxativa ao reforçar que, independentemente do formato, o objetivo é ser relevante no dia a dia dos usuários. “Nossa briga é pela atenção qualificada das pessoas. Não importa se é um vídeo de 15 segundos ou uma live de 15 horas, o que importa é a comunicação assertiva com o público. Inclusive, é importante que o mundo digital seja provocado por novidades”, afirma. Ela também fala sobre os esforços com privacidade e segurança dos usuários, além de perspectivas sobre o futuro da produção de conteúdo na seguinte entrevista:

Forbes Brasil — Em termos de negócios, qual é o momento do YouTube no Brasil?
Patricia Muratori — Com os dados apresentados recentemente, podemos dizer que estamos em um bom momento. No Brasil, temos o relatório de impacto, feito em parceria com a Oxford Economics, que materializa o impacto do YouTube. Estamos no mercado há mais de 18 anos em uma evolução constante, de uma plataforma de vídeos para se transformar em uma rede de economia criativa. E falando mais sobre os dados, temos a constatação de que o YouTube foi responsável por gerar o equivalente a 140 mil empregos e contribuiu para o PIB com mais de R$ 4,5 bilhões em 2022. Além disso, quatro em cada dez criadores dizem que o YouTube é a sua principal fonte de receita. Nós trazemos 10 tipos de monetização porque entendemos que qualquer negócio, para ser sustentável, precisa de uma diversificação de receita.

FB — Qual o contexto em relação aos vídeos curtos, em especial o Shorts?
Patricia — Quando a gente olha para trás, desde o início do cinema, depois a descentralização das produções e agora com o público querendo escolher o que assiste e a hora que assiste, nós vemos como o comportamento do consumidor muda e como as empresas precisam se adequar. Então, o YouTube está sempre observando as tendências para construir a plataforma do futuro. E nós realmente acreditamos que o formato e a duração não são o ponto primordial. As histórias, as narrativas, o criador é o essencial, esse é o nosso maior ativo. O YouTube é o lugar onde as pessoas se conectam e se aprofundam. Nossa briga é pela atenção qualificada das pessoas. Não importa se é um vídeo de 15 segundos ou uma live de 15 horas, o que importa é se comunicar de maneira assertiva com o público. Mas é importante que o mundo digital seja provocado por novidades.

FB — Qual é o posicionamento da empresa em relação à Lei Geral de Proteção de Dados?
Patricia — O Google, como companhia, está absolutamente alinhado com a LGPD. Inclusive, quando a gente fala de dados no YouTube, temos que pensar por esse ângulo. Nós sabemos que existem muitas conversas importantes acontecendo sobre o assunto e nós entendemos que nossa participação é essencial. Precisamos debater e entender o que é necessário para construir uma regulamentação positiva para todos.

FB — São 500 horas de vídeos adicionadas por minuto. O YouTube aumentou o investimento em tecnologia para ajudar na administração dessa demanda?
Patricia  — Nós investimos em inteligência de máquina há muitos anos. Precisamos dessa tecnologia para auxiliar com as recomendações, com a segurança do usuário, no combate à desinformação, nas políticas e diretrizes da comunidade. Pensamos sempre na combinação de revisores humanos para atuar no treinamento dessas inteligências, que por sua vez atuarão em larga escala. E também temos uma questão criativa. Estamos desenvolvendo uma ferramenta de dublagem por inteligência artificial para que criadores brasileiros, por exemplo, possam distribuir o conteúdo para diversos outros países e públicos.

Getty Images
Getty Images

O formato Shorts foi criado em 2022 como forma de concorrer com o TikTok e o Reels, do Instagram

FB — Como é a relação com os produtores de conteúdo?
Patricia — A gente sente um baita orgulho do desenvolvimento do nosso ecossistema de criadores. Nós damos todas as ferramentas para que eles se insiram em diversos formatos e meios. A nossa missão, além de dar a voz a todos e de mostrar o mundo a todos, é ajudar os produtores de conteúdo a transformarem os seus canais em negócio. Nós temos creators que vêm de todos os lugares, até das mídias tradicionais, como o Galvão Bueno que estreou neste ano. E nós também damos oportunidades para muitas pessoas que perderam seus empregos, estão buscando novas fontes de renda ou se reinventar. A Rafaela Xavier é um grande exemplo. Ela é uma trancista que começou ensinando as mulheres a trabalhar com tranças. Hoje, ela transformou isso em um trabalho. Eu falo que ela não tem 50 mil inscritos: ela tem 50 mil trancistas. O que o criador produz é também pode ser um negócio.

FB — Existe um perfil de usuário ou criador?
Patricia — Todas as intersecções que nós temos são muito importantes, porque elas conectam diferentes públicos e diferentes interesses. O conteúdo não tem idade, nem gênero, nem vivências, nem carreira. O que realmente interessa é a história e a relevância. Um dos grandes nomes que nós temos para exemplificar isso é o Dr. Drauzio Varella, que é um grande criador dentro da plataforma e que inspira várias gerações.

FB — Como será o futuro da criação de conteúdo?
Patricia — Quando olhamos para esse momento do multiformato, ele já é uma novidade. Eu não apostaria em uma coisa ou outra porque no YouTube tudo é possível, até mesmo uma Copa do Mundo de Balão. Mas existem tantas áreas crescendo, como os podcasts e os esportes. E se pensar, tudo isso é fruto de uma construção em conjunto com os criadores.

 

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Futuro
  • inteligência artifical
  • liderança feminina
  • produção de conteúdo
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • Foto de um agricultor americano manuseando grãos de soja

    Agricultores dos EUA Dizem Que Brasil Ainda Tem Vantagem no Mercado de Soja da China

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Foto do Samsung Galaxy S25 Edge

    Samsung Lança Smartphone Ultrafino em Disputa com a Apple

  • Elon Musk

    Trégua Tarifária Deixa Bezos, Musk e Zuckerberg US$ 40 Bilhões Mais Ricos

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: um Copom Cauteloso e Desconfortável

  • Varejo Tem Alta de 0,6% em Abril, Aponta Índice Stone

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.