Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / Por que a Barbie está na lista Forbes das mulheres mais poderosas do mundo

Por que a Barbie está na lista Forbes das mulheres mais poderosas do mundo

O lançamento do filme este ano impactou a economia e trouxe à tona discussões sobre o papel da mulher na sociedade e os padrões de beleza reforçados pela boneca

Maggie McGrath
10/12/2023 Atualizado há 1 ano

Acessibilidade

Mattel/Fominox/Getty Images
Mattel/Fominox/Getty Images

A boneca Barbie já teve 250 carreiras e aparece na lista da Forbes das Mulheres mais Poderosas do Mundo deste ano

A Barbie é o primeiro personagem fictício a entrar na lista da Forbes das Mulheres Mais Poderosas do Mundo, que inclui 99 líderes, empresárias e inovadoras – todas de carne e osso.

É uma escolha pouco convencional, especialmente em um ano de guerras, desafios ambientais e retrocesso contínuo dos direitos das mulheres.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida10

Mas as dificuldades reais em superar esses obstáculos são exatamente o motivo pelo qual ela foi escolhida para a lista.

A Barbie pode ser uma boneca, mas em 2023, com a força do filme dirigido por Greta Gerwig, expandiu o seu símbolo de empoderamento feminino para assumir a imagem da necessidade de lutar para recuperar o poder que nos foi tirado. Ela inspirou meninas e suas mães por gerações, mas agora, com quase 65 anos de “vida”, está no auge da sua influência. “Ela é uma força a ser reconhecida”, diz Lisa McKnight, diretora de marca da Mattel e líder global da Barbie. 

Leia também:

  • Em ascensão: quem são as mulheres para ficar de olho em 2024
  • Barbie: mulheres inspiradoras contam sua relação com o ícone
  • “Barbie” ri do machismo e mostra que não é para quem brinca com bonecas

Barbie impulsionando a economia

A influência pode não ser facilmente calculada, mas a Barbie também se saiu bem em termos de lucros e impulsionou toda uma indústria. As vendas da boneca saltaram 16% no terceiro trimestre de 2023, para US$ 605 milhões, em relação ao mesmo período de 2022. E esse efeito não se limita à Mattel, segundo a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International. A Barbie pode impulsionar as vendas globais de bonecas para US$ 14 bilhões até 2027, um aumento de 16% depois de as vendas terem diminuído em 2022.

Recordes de bilheteria – US$ 1,4 bilhão globalmente – fizeram Gerwig entrar para a história como a primeira mulher a dirigir um filme de mais de US$ 1 bilhão. Em meio à divulgação de pré-lançamento, a Pantone nomeou um rosa profundo, o favorito da Barbie, como a cor do ano.

A Barbie também tem métricas de uma mulher poderosa nas redes sociais. Ela possui mais de 5 milhões de seguidores no TikTok e Instagram e tem quase 12 milhões de assinantes no YouTube.

Por mais impressionantes que sejam, os números não dão conta da transformação que a boneca representou.

barbie

A Barbie fica na 100ª e última posição da lista da Forbes das mulheres mais poderosas deste ano, colocação atribuída a uma figura que não é a imagem tradicional de poder, mas que definiu o ano em questão

250 carreiras

Em 1959, quando a Barbie foi lançada, os contraceptivos eram ilegais em alguns estados dos EUA. No Brasil, só chegaram alguns anos depois, no início da década de 1960. As mulheres não podiam pedir dinheiro emprestado a um banco ou mesmo abrir uma conta sem a assinatura do marido ou do pai. 

Isso teria sido um obstáculo para um grande número de mulheres que aparecem na lista das mais poderosas, incluindo a CEO do Citigroup, Jane Fraser, a CEO da Oracle, Safra Catz, e a presidente da Nasdaq, Adena Friedman, que não poderiam administrar instituições financeiras internacionais, empresas de tecnologia e bolsas de valores que exigiam a permissão de um homem para descontar os cheques.

Já a Barbie teve todas as opções possíveis. Ela foi criada por Ruth Handler para mostrar à sua filha que ela poderia ter uma vida e uma carreira para além de cuidar de bebês. A boneca teve 250 empregos diferentes, foi candidata à presidência dos EUA e astronauta.

É fácil esquecer agora, especialmente em meio às críticas dirigidas à Barbie e aos seus criadores em relação ao padrão de imagem corporal inalcançável que ela ajudou a reforçar, mas a Barbie foi criada como uma figura revolucionária.

“A Barbie desempenhou um papel crucial na formação da opinião de meninas sobre o que elas poderiam realizar”, diz Colleen Kirk, professora do Instituto de Tecnologia de Nova York, que estuda o comportamento do consumidor. 

Segundo ela, quando as meninas brincam com uma boneca, elas exploram e criam identidades para si mesmas. “Não é sobre o brinquedo. A ideia é que a Barbie possa refletir as nossas aspirações. Podemos nos colocar nesta boneca, como mulheres de todas as idades, e isso é realmente poderoso.”

A popularidade da Barbie nem sempre foi tão difundida. As vendas atingiram uma mínima em 2014, e as bonecas mais inclusivas, com diversidade racial e tipos de deficiência, são um resultado direto dos esforços liderados por McKnight na Mattel. “A Barbie reflete a cultura e inspira a cultura”, diz ela. Para ter sucesso, a boneca precisa se parecer com o mundo à sua volta.

Retomada do poder das mulheres

Agora, a influência da Barbie está crescendo à medida que o poder das mulheres diminui em muitos lugares. As mulheres no Médio Oriente continuam a ser sujeitas à violência de gênero. Mulheres em países de baixa renda e economias agrícolas como Zâmbia, Mali, Bangladesh e Paquistão sofrem desproporcionalmente os efeitos extremos das alterações climáticas. 43 anos depois de Vigdis Finnbogadottir, da Islândia, ter se tornado a primeira mulher a presidir um país em todo o mundo, as mulheres continuam sub-representadas na política mundial. 

Apenas dois dos membros do G-20 têm líderes femininas – Ursula von der Leyen, da Comissão Europeia, e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, que aparecem em 1º e 4º lugares, respectivamente, na lista das mais poderosas.

A situação mundial preparou o público para o filme da Barbie. Considere o enredo (alerta de spoiler): um mundo governado por mulheres está infectado por homens agressivos e dominadores e normas de gênero regressivas imperam. As mulheres são expulsas do poder, mas não aceitam. 

“Tenho esperança quando vejo que mulheres jovens estão irritadas por terem o poder tirado delas. O importante é que elas também saibam qual é esse poder”, diz Diane Swonk, economista-chefe da KPMG nos EUA. “Não é apenas ouvir que você não pode ser alguma coisa. É dizer: ‘Eu fui alguma coisa, como você ousa tirar isso de mim?’ Esse é um argumento diferente. E acho que é um melhor ponto de partida, porque não se pode simplesmente apagar o que as pessoas já vivenciaram.”

A Barbie não vai resolver os problemas das mulheres ao redor do mundo. Só as líderes no poder político, econômico e institucional podem fazer isso.

O que ela pode fazer é dar voz e poder aos que não têm por meio da sua capacidade de inspirar. 

A Barbie é muito mais do que apenas um brinquedo de plástico. Para começar, ela é a número 100 na lista da Forbes das Mulheres mais Poderosas do Mundo. 

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Barbie
  • Boneca
  • filme da Barbie
  • Forbes Mulher
  • Mulheres mais poderosas do mundo

As mais lidas agora

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Escolhas do editor

    As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • gado monitorado por IA
    Forbes Agro

    Com IA e Rastreamento em Tempo Real, Startup Quer Reinventar o Manejo de Gado no Brasil

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

Últimas Notícias

  • ibovespa

    Ibovespa Cai, Após Quebrar Recorde na Terça; Dólar Avança

  • O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é retratado em seu prédio no Rio de Janeiro

    Petrobras Não Deve Reduzir Investimentos no Próximo Plano, Diz Diretora

  • Divulgação/CVC

    CVC Deve Desacelerar Abertura de Lojas em 2025, Mas Seguirá Acima da Média

  • Carros elétricos I-Pace, da Jaguar, em centro da Waymo nos EUA

    Waymo Faz Recall de 1.200 Carros Autônomos nos EUA após Colisões

  • Copa do Mundo Feminina no Brasil reunirá 32 seleções de todo o planeta fifa

    Fifa Pretende Obter Receita de US$ 1 Bilhão com Copa do Mundo Feminina no Brasil

  • Cortes de empregos ao longo dos próximos dois anos na Burberry afetarão principalmente cargos administrativos

    Ações da Burberry Disparam 18% após Anúncio de Corte de 1.700 Empregos

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Comportamento e Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.