Bunge faz parceria para originação digital de grãos no Brasil

Medida abre uma nova opção ao produtor para comercializar online.

Redação
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José Roberto Gomes/Reuters
José Roberto Gomes/Reuters

A companhia disse que será a primeira trading no Brasil a realizar operações do gênero.

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A multinacional Bunge, uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do mundo, anunciou hoje (22) uma parceria com a Orbia que abre caminhos para a originação de grãos por meio da plataforma digital no Brasil.

A originação por meio de negócios tradicionais continua, mas a parceria com a Orbia, uma joint venture entre a Bayer e a Bravium, abre uma nova opção ao produtor para comercializar online, esclareceu a Bunge, que origina cerca de 25 milhões de toneladas de grãos anualmente no Brasil.

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“O agronegócio sempre foi muito inovador da porteira para dentro e, agora, a Bunge está liderando o movimento de modernização dos processos de comercialização e transporte da porteira para fora”, disse o diretor de originação da Bunge, Roberto Marcon, em nota.

A companhia disse que será a primeira trading no Brasil a realizar operações do gênero, mas evitou traçar metas.

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“Como a originação digital é uma coisa muito nova, inédita, é difícil traçar previsões. Vai depender do comportamento do mercado”, afirmou a empresa.

“Com essa parceria, estamos revolucionando a forma de fazer negócios para responder às demandas na velocidade que o mercado requer, nos preparando para o futuro, investindo em ações que nos colocam à frente no processo de inovação do setor”, acrescentou Marcon.

A Orbia reúne a possibilidade da compra e venda de insumos, comercialização de commodities e programa de pontos, de forma a acompanhar a jornada do produtor, desde o planejamento da produção até a comercialização da sua safra, disse a Bunge.

A plataforma possui 170 mil usuários, o que corresponde a 70% da área plantada no Brasil, e 117 canais de distribuição cadastrados.

“Com essa parceria, a Bunge aporta seu conhecimento em commodities, administração de risco e força logística à plataforma, além de tornar a Orbia o marketplace com o maior footprint de silos e fábricas de processamento de soja no país”, destacou.

No caminho rumo à transformação digital, a Bunge lembrou que vem investindo em uma série de soluções tecnológicas dentro de seu principal mercado, “antecipando-se à nova dinâmica do futuro dos negócios”.

Entre os parceiros da Orbia estão a Bayer Crop Science, na área de defensivos agrícolas, e a Boehringer-Ingelheim, no setor de saúde animal.

Recentemente, a Bunge lançou o aplicativo Vector, ferramenta que possibilita a digitalização de todo o processo de contratação de frete rodoviário para o transporte dos grãos da empresa. A tecnologia agiliza o processo e reduz a necessidade de interação direta na negociação.

Além disso, juntamente com outras tradings, a Bunge atua na Covantis, iniciativa dedicada a implementar o blockchain no comércio global de commodities, cujo intuito é melhorar a velocidade e segurança tecnológica nas operações de exportação.

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