SpaceX lança foguete com 143 satélites

Divulgação
Divulgação

Lançamento do Transporter-1: terceira missão da SpaceX em 2021

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, quebrou o recorde de maior número de satélites já lançado ao espaço em um único foguete.

A missão Transporter-1 lançou o Falcon 9 ontem (24), do Cabo Canaveral, na Flórida, com 143 satélites comerciais e governamentais a bordo. Os satélites foram lançados em uma órbita sincronizada com o Sol, que permanece em constante luz do dia, cerca de 500 quilômetros acima da superfície da Terra.

Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram

Cerca de oito minutos depois do lançamento, a seção inferior do foguete retornou à Terra e pousou no Oceano Atlântico, em uma barcaça flutuante chamada Of Course I Still Love You – uma norma agora em lançamentos da SpaceX.

A iniciativa foi a primeira do novo Programa Rideshare da companhia, projetado para lançar muitos satélites ao mesmo tempo e permitir que as organizações cheguem ao espaço a um custo menor.

A SpaceX já lançou missões do tipo antes. A SSO-A, por exemplo, de 2018, partiu com 64 satélites a bordo. A proposta agora, no entanto, é expandir muito as oportunidades de lançamento.

Os custos para colocar um satélite de até 200 quilos no Transporter-1 são de US$ 1 milhão. Depois disso, cada quilo extra sai por US$ 5.000. A ação de ontem quebrou o recorde anterior de maior número de satélites em um único lançamento, pertencente à Índia que, em 2017, lançou 104 satélites em um mesmo foguete.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).