Tecnologia permite o rastreamento de pessoas febris em áreas de aglomeração

Desenvolvido pela EMBRAPII e pela empresa gaúcha Ponfac, sistema mira retomada das atividades presenciais.

Redação
Compartilhe esta publicação:
Luis Alvarez/Getty Images
Luis Alvarez/Getty Images

O sistema identifica pessoas com temperaturas corporais acima do normal por meio de visão computacional

Acessibilidade


A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) anunciou nesta semana o financiamento de uma plataforma de identificação e rastreamento de pessoas que apresentem temperaturas elevadas em ambientes comunitários. Diante da flexibilização das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a tecnologia vai auxiliar na retomada gradual das atividades e no controle epidemiológico dessa e de outras doenças graças à triagem de pessoas com potencial de contaminação.

Desenvolvido pela Ponfac, empresa de Porto Alegre (RS) especializada em sistemas de visão, em parceria com a Unidade EMBRAPII – Soluções Integradas em Metalmecânica, o sistema identifica pessoas com temperaturas corporais acima do normal por meio de visão computacional. Os sensores infravermelhos e câmeras são integrados em ambientes de aglomeração, como shoppings, estações de metrô e refeitórios de empresas. Por meio da leitura automática e inteligente da temperatura, é possível fazer a triagem de pessoas com potencial de contaminação por doenças diversas, inclusive do coronavírus.

LEIA TAMBÉM: As ações de saúde com melhor desempenho durante a pandemia

“Para este projeto, confiamos na expertise dos pesquisadores e toda a infraestrutura oferecida pela EMBRAPII e, com o apoio que recebemos no financiamento de recursos e na parte de solução tecnológica, nossa parceria foi concretizada”, aponta Moisés Pontremoli, CEO e fundador da Ponfac. 

Atualmente, o projeto está na etapa final de teste e desenvolvimento. A previsão é de que, em breve, a tecnologia esteja disponível e possa contribuir para  o enfrentamento da Covid-19.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: