Dia do Nutricionista: 7 aplicativos de alimentação e exercícios físicos para um estilo de vida saudável

Ferramentas ajudam a cumprir as recomendações dos profissionais para prevenção de doenças e problemas como obesidade, diabetes e hipertensão.

Mateus Omena
Compartilhe esta publicação:
d3sign/Getty Images
d3sign/Getty Images

Aplicativos ajudam a cumprir as recomendações dos nutricionistas para prevenção de doenças e problemas como obesidade, diabetes e hipertensão

Acessibilidade


Hoje (31) é comemorado o Dia do Nutricionista, profissional a quem recorremos quando precisamos de orientações sobre reeducação alimentar, saúde e novos hábitos relacionados ao nosso consumo de alimentos e bebidas, capazes de proporcionar benefícios para o corpo e a mente. A data foi escolhida em referência à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas, que ocorreu em 31 de agosto de 1949.

Embora quase sempre esteja associado a dietas de emagrecimento, o nutricionista é indispensável também para casos de prevenção, tratamento de doenças e problemas gerados por uma alimentação inadequada, como hipertensão, diabetes e, principalmente, a obesidade.

LEIA TAMBÉM: Cineasta Fernando Meirelles investe em foodtech de saladas

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), atualmente a obesidade é um dos maiores desafios de saúde pública no mundo. A estimativa é que, até 2025, 2,3 bilhões de adultos estejam acima do peso e 700 milhões tenham obesidade. No Brasil, essa doença crônica aumentou 72% nos últimos 13 anos, saindo de 11,8% da população em 2006 para 20,3% em 2019. E, segundo a última pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), feita em 2019, 55,4% da população está acima do peso.

O estudo revela também que 34,6% dos brasileiros ingerem carnes com gordura em excesso e mais da metade – 56,9% – bebe leite integral regularmente, alguns dos fatores responsáveis pelo excesso de peso e obesidade no país. Outro dado preocupante é que 29,8% dos brasileiros consomem refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana. Por outro lado, apenas 20,2% ingerem a quantidade recomendada pela OMS de cinco ou mais porções por dia de frutas e hortaliças. E as condições mostram-se ainda mais críticas com o elevado sedentarismo que, segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2020, atinge 40,3% dos brasileiros.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Nesse cenário, torna-se indispensável uma alimentação adequada, que possa ser combinada com práticas regulares de exercícios físicos. Essa rotina contribui para a saúde de órgãos vitais, além de deixar o corpo mais ativo e elevar a sensação de bem-estar.

Para aqueles que encontram dificuldades em seguir as recomendações do nutricionista, a boa notícia é que a tecnologia pode ajudar. Pensando nisso, separamos 7 aplicativos capazes de contribuir para essa tarefa. Veja quais são eles na galeria de fotos a seguir:

  • Reprodução/Google Play

    Lembrete de Água

    O aplicativo Lembrete de Água oferece ao usuário dicas e funcionalidades para ajudá-lo a consumir o líquido corretamente. A ferramenta envia, em determinados intervalos de tempo, notificações sobre as melhores horas para o consumo. E ainda analisa o sexo e o peso do usuário para calcular a quantidade de água necessária ao longo do dia. A ferramenta também disponibiliza um histórico do consumo, para que ele tenha uma noção do seu progresso e crie metas com facilidade. Disponível para Android e iOS.

  • Reprodução/Google Play

    TecnoNutri

    O TecnoNutri é um dos aplicativos mais procurados por aqueles que desejam perder peso ou fazer mudanças na dieta, mas precisam de ajuda para criar uma rotina regrada. A ferramenta disponibiliza ao usuário mais de 45 programas de dieta, alimentação saudável, atividades físicas e até meditação, para que o usuário escolha o que mais se encaixa às suas necessidades. Os programas fitness contam com treinos voltados para o emagrecimento ou para o ganho de massa muscular, e todos são simples, com curta duração e podem ser feitos em casa. Aqueles que têm dúvida sobre os alimentos adequados para sua dieta, podem consultar uma lista de compras semanal disponível no app para organizar a dieta, e cardápios elaborados por nutricionistas. Disponível para Android e iOS.

  • Reprodução/Google Play

    Seven

    O Seven é um aplicativo que torna os exercícios físicos mais simples e divertidos, ajudando o usuário a conquistar resultados no menor tempo possível. É possível personalizar os planos de treinos, de modo que sejam realizados em qualquer hora e lugar, sem a necessidade de equipamentos. Além disso, possibilita que o usuário faça treinos acompanhado de amigos ou outras pessoas com contas no aplicativo, proporcionando estímulo e apoios adicionais. Disponível para Android e iOS.

  • Reprodução/Google Play

    MyFitness Pal

    Esse aplicativo para smartphone e desktop monitora dietas e exercícios, além de usar elementos de gamificação para motivar os usuários. Para rastrear os nutrientes, basta escanear os códigos de barras dos produtos ou encontrá-los manualmente no banco de dados pré-existente no app. São mais de 14 milhões de alimentos, incluindo pratos de vários países e itens de restaurante, permitindo que o usuário registre tudo o que come. Graças a uma comunidade engajada de 200 milhões de membros, é possível encontrar dicas e informações úteis sobre perda de peso, manutenção da forma ou apenas sobre como controlar as calorias. Disponível para Android e iOS.

  • Reprodução/Google Play

    Receitas Light

    O Receitas Light é o aplicativo ideal para quem está procurando por um acervo de receitas saudáveis para fazer em casa. Semanalmente, o app recebe e disponibiliza novas receitas de seus usuários, com opções veganas e vegetarianas, mas também cardápios saudáveis para os amantes de carnes, massas e proteínas. Para completar, há diversos tipos de sobremesas sem glúten e pouco ou zero açúcar, para comer sem culpa. Disponível para Android e iOS.

  • Reprodução/Google Play

    Lifesum

    O Lifesum é um aplicativo que oferece ferramentas para que o usuário encontre a melhor maneira de ter uma alimentação saudável. Entre elas, há planos de refeição e dicas de dieta para qualquer objetivo, desintoxicação de açúcar, contador de calorias e rastreador de alimentos com leitor de código de barras para fácil registro, rastreador de saúde, com informações úteis sobre condicionamento físico, entre outras funções. Disponível para Android e iOS.

  • Reprodução/Google Play

    Movesum

    Elaborado como um complemento do Lifesum, o Movesum é um aplicativo que traz um novo conceito de contagem de passos, que ajuda o usuário a encontrar a motivação para se exercitar. A ferramenta fornece uma maneira simples e eficaz de definir metas de movimento, manter o compromisso e conectar as atividades à maneira como o usuário se alimenta. As notificações inteligentes contribuem para o alcance de metas diárias e configuração das atividades. Além disso, também oferece ao usuário uma visão mais clara de como os alimentos que ele ingere podem afetar seus exercícios, disposição e o corpo. Outro detalhe importante é que a ferramenta utiliza o Google Fit para ler os dados de movimento do usuário. Disponível para Android e iOS.

Reprodução/Google Play

Lembrete de Água

O aplicativo Lembrete de Água oferece ao usuário dicas e funcionalidades para ajudá-lo a consumir o líquido corretamente. A ferramenta envia, em determinados intervalos de tempo, notificações sobre as melhores horas para o consumo. E ainda analisa o sexo e o peso do usuário para calcular a quantidade de água necessária ao longo do dia. A ferramenta também disponibiliza um histórico do consumo, para que ele tenha uma noção do seu progresso e crie metas com facilidade. Disponível para Android e iOS.

 

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: